SABERES DOS POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CIGANOS NAS DISSERTAÇÕES DO PPGER: um exercício de curadoria
PPGER; Saberes dos Povos Originários – Quilombolas e Ciganos; Técnica de Curadoria; avaliação Quadrienal.
O trabalho se debruçou nos estudos e análises de dissertações de egressos do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), ao longo dos oito anos de sua implantação, as quais contribuíram para que análises fossem feitas acerca dos elementos teóricos, epistemológicos, cosmológicos sobre os saberes dos Povos Originários, Quilombolas e Ciganos. O objetivo da pesquisa foi analisar como esses saberes poderiam contribuir para as discussões e propostas de intervenções socioeducacionais, tanto para o próprio programa, no sentido de ampliar discussões teóricas, epistemológicas, a respeito, como também analisar os efeitos que esses poderiam impactar nos diferentes espaços de formação. Trataram-se de dissertações que estiveram disponíveis na página da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através do banco de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), como possibilidade para consultas públicas. A dissertação está estruturada em cinco capítulos, os quais estão destrinchados na introdução. Utilizei a técnica de pesquisa de curadoria, sugerida pela banca de qualificação, a qual auxiliou no levantamento e análise das dissertações que relacionaram com as questões dos saberes dos povos já mencionados, a fim de contribuir com o programa, a partir da elaboração de um documento de sistematização a respeito daquilo que já se tem, enquanto arcabouço teórico, e como esse documento poderá contribuir para ampliação de novos ramos de pesquisas fornecidas pelo próprio programa. Esse documento constituiu o próprio produto educacional, enquanto material didático de devolução para o programa, o qual servirá como instrumento para fins analíticos e avaliativos que geralmente são realizados a cada avaliação quadrienal, no programa, por toda a comunidade acadêmica do curso (coordenação, secretaria, docentes e discentes), perante o olhar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como problema da pesquisa, pensei nos seguintes itinerários: Quais seriam os gargalos existentes nesse programa, pensando do ponto de vista do campo conceitual sobre os Povos Originários, Quilombolas e Ciganos, que têm deixado de contribuir para o aprimoramento da pesquisa, sobretudo pensada para aplicação no ensino e que têm contribuído para a geração de lacunas que necessitam ser reparadas? Como esse documento sistematizado poderá servir como um material didático no âmbito consultivo e deliberativo às demandas das avaliações quadrienais realizadas periodicamente? De que forma essas análises feitas, em relação aos povos citados, poderão servir como aporte teórico para novas pesquisas a partir de consultas públicas? Em relação ao método de pesquisa aplicada, trabalhei com o próprio método da curadoria, o qual me possibilitou experienciar, enquanto aluno pesquisador, o processo de estudo e observação dos trabalhos analisados. A abordagem da pesquisa foi quali-quanti, conforme estudos de (Minayo, 2013; Gatti, 2012). Foi utilizada a técnica de curadoria, a qual que se deu no campo empírico – observação e análise da experiência do próprio pesquisador com o trato dos dados obtidos das produções disponibilizadas pelo (SIGAA), no transcorrer dos anos de 2019 a 2024. Do ponto de vista do percurso metodológico, foram utilizados três tipos de descritores sugeridos pela banca para a coleta de dados das dissertações: Povos – Indígenas, Quilombolas e Ciganos, os quais contaram com a utilização da aplicação de filtros, enquanto critérios de inclusão e exclusão, com o propósito de refinar a pesquisa através de uma amostragem não probabilística. A respeito da fundamentação teórica, além de algumas referências utilizadas pelas próprias dissertações das/dos egressas/os, a pesquisa também contou com os estudos de (Gomes, 2005), (Macedo, 2006, 2010), (Pinheiro, 2023) e (Silva, 2010), a partir do campo teórico conceitual de currículo e relações étnico-raciais, e também de autores complementares. Enquanto ao roduto educacional, esse foi pensado a partir da elaboração de um documento de istematização (contribuições de análises teóricas, epistemológicas e cosmológicas) acerca dos saberes dos Povos Originários, Quilombolas e Ciganos, pautados pelas dissertações de egressos que se constituíram enquanto instrumentos de análises. Esse documento está no formato de um Catálogo educacional, o qual consta, didaticamente, um breve resumo acerca das políticas de implementação do programa (marcos legais); objetivo/finalidade; metas; pontos fortes (impactos positivos) do programa sobre aplicação de suas pesquisas no ensino, na educação básica como um todo; e possíveis contribuições para o aprimoramento do exercício do programa na região, sobretudo no sul e extremo-sul do estado. Portanto, o trabalho de análise acerca dos Povos Originários, Quilombolas e Ciganos, bem como da técnica de curadoria, me possibilitaram mergulhar às profundezas desses estudos cosmológicos, a fim de entender como potentes de significados são esses saberes e como imprescindíveis são suas contribuições para os espaços formais e não formais de educação.