Banca de QUALIFICAÇÃO: ISLANDIA DE OLIVEIRA MENEZES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISLANDIA DE OLIVEIRA MENEZES
DATA : 24/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/riv-ztyf-wbp?authuser=1
TÍTULO:
ANTIRRACISMO E REQUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: diagnose, prognose e interseccionalidade entre educação financeira étnico-racial e a etnomatemática no ensino fundamental II
PALAVRAS-CHAVES:
Palavras-chave: Etnomatemática; Educação Financeira; População Negra
PÁGINAS: 155
RESUMO:
RESUMO
Este estudo trata de uma proposta de análise dissertativa, na perspectiva da Etnomatemática, como aporte para diagnóstico e prognose das práticas didático-pedagógicas possíveis requalificadoras de um ensino de Matemática etnico-racialmente diferenciado, em uma turma do Ensino Fundamental II. Destaca um enfoque na referida interseccionalidade étnico-racial em práticas educativas financeiras marcadamente étnico-raciais e articuladas à Etnomatemática, desde uma possível requalificação docente antevista na formação docente futura, após um possível diagnóstico e prognose de provável, factível e viável articulação ainda inexistente numa escola pública. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa para obtenção de dados primários via questionários e também documentais, ao se buscar dados secundários sobre a produção científica atualizada, como referência normalizadora a tal diagnose e prognose pertinente à referida interseccionalidade, as quais poderão ser detectoras daquela desarticulação presumida, concernente à formação profissional lacunar docente constatável. Isto poderá esclarecer quanto a um possível desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, estimuladoras a uma aprendizagem (res)significativa intra e extra classe, para uma autoidentificação étnico-racial docente e discente à cultura afrobrasileira pouco priorizada e implementada por uma Educação Financeira Étnico-Racial possivelmente inexistente, nos seus cotidianos escolares. Como produto esperado, desenvolver-se-á uma Coletânea/Manual das Boas Práticas Didático-Pedagógicas Interseccionais Antirracistas para uma provável requalificação futura docente no planejamento didático-pedagógico pretendido, diante de suposta precariedade lacunar na formação profissional em Etnomatemática, quanto a uma viabilização de novos processos e práticas de ensino-aprendizagem antirracistas específicos, os quais poderão auxiliar um ensino-aprendizagem da Matemática, subsidiado por reflexões sobre a educação multicultural, conectada à disciplina da Matemática e à Cultura Étnico-Racial, que valoriza, respeita o saber/fazer matematizante dos membros de culturas periféricas afrodescendentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 31330 - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR
Externa ao Programa - 1147962 - LUANA OLIVEIRA SAMPAIO - UFSBExterna à Instituição - CARINA SILVA DE CARVALHO OLIVEIRA - UEFS
Externo à Instituição - ROMARO ANTONIO SILVA
Externo à Instituição - HARRYSON JUNIO LESSA GONÇALVES - UNESP