A formação de professores para a educação antirracista e a possibilidade do uso das TICs em sua práxis
Políticas Educacionais; Formação docente; Ensino antirracista; Tecnologias de Informação e Comunicação.
Este projeto de pesquisa tem como tema a relação entre as políticas educacionais e práticas de ensino antirracistas. Assim, inicialmente, como objetivo geral, pretende-se analisar as diretrizes incorporadas nas políticas educacionais direcionadas para a promoção de práticas antirracistas e, como objetivos específicos, discutir os seguintes aspectos: o impacto de tais políticas na formação continuada de professores da Escola Municipal Targino Kalid, situada em Gongogi, município do Sul da Bahia; a importância da capacitação de professores da escola tanto para a abordagem do racismo quanto para o incentivo às práticas emancipadoras, ou seja, práticas antirracistas que podem fortalecer a desconstrução de estereótipos e a criação de um ambiente escolar inclusivo, equitativo e diversificado; a possível integração das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, conjunto diversificado de tecnologias relacionadas às redes de comunicação e informação, à iniciativa de práticas antirracistas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorrer-se-á à metodologia de pesquisa qualitativa para a análise da legislação pertinente, à metodologia de pesquisa bibliográfica para a leitura e análise das discussões resolução de problemas práticos ou na implementação de mudanças em um ambiente específico. Com base nos estudos e leituras realizadas até aqui, conclui-se que, embora possa haver atualmente um esforço maior, por parte das instituições públicas, para o respeito à diversidade étnico-racial, faz-se necessário ainda discutir o monitoramento e a fiscalização da implementação da legislação direcionada para a valorização da referida diversidade e que pode garantir a incorporação de práticas de ensino antirracistas no dia a dia das escolas. Este estudo se desdobra, ainda, na elaboração de um e-book ou livro eletrônico interativo, o qual, como produto educacional desta pesquisa, pretende contribuir para a formação docente, ao aprofundar e contextualizar conteúdos que possam fortalecer a promoção de práticas emancipadoras e antirracistas, para que os docentes possam replicar para a comunidade escolar a formação acerca da importância das práticas antirracistas.