A inserção da literatura que tematiza a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil em Canavieiras/BA
Literatura Infantil Afro-Brasileira; Educação infantil; Relações Étnico-Raciais; Identidades Negras; Canavieiras/BA.
A dissertação analisa a incorporação da literatura que aborda a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil em Canavieiras/BA, buscando entender como essa prática auxilia a fortalecer a identidade negra e promover uma educação antirracista desde os anos iniciais. A pesquisa usa uma metodologia qualitativa, empregando etapas documentais, bibliográficas e de campo, baseando-se na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais. O estudo dialoga com estudiosos como Trindade (valores afro-brasileiros), Gomes (identidade e corpo), Munanga (identidade negra), Bento (branquitude), Carneiro (intersecção entre racismo e sexismo), entre outros, e ainda considera políticas públicas atuais como o Programa Aquilomba Brasil e a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). A análise dos dados coletados revela que, apesar dos avanços legais e teóricos, a aplicação prática da literatura afro-brasileira na pedagogia enfrenta, ainda, desafios importantes em termos de estrutura e formação. Nesta análise, entendo que a literatura infantil que tematiza a cultura africana e afro-brasileira, deve ser introduzida de maneira criteriosa e com planejamento no currículo nos currículos de formação escolar na Educação Infantil, para que o combate aos racismos e a promoção do antirracismo e da equidade sejam praticados desde a tenra infância nos procesos de ensino-aprendizagens. Neste estudo, argumento que a literatura, quando integrada de forma crítica e planejada nos currículos de formação escolar, constitui uma ferramenta potente para o enfrentamento do racismo e para a construção de uma educação mais justa e plural.