Banca de DEFESA: ADILSON KAMY MANUEL FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADILSON KAMY MANUEL FERREIRA
DATA : 26/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

 

SPOKEN WORD EM ANGOLA: um dispositivo artístico de educação e luta contra as injustiças sociais 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Spoken word; Poetry Slam; Intervenção Social; Educação contra hegemônica; Realidade periférica


PÁGINAS: 163
RESUMO:

Neste estudo, procuro cartografar dois eventos de slam periféricos que ocorrem em Luanda: o Kassemba Slam e o Slam 10. A partir da observação desses espaços, buscamos compreender de que forma a prática do spoken word se constitui como um dispositivo educativo em seu território de origem e como pode ser incorporada aos currículos escolares formais, especialmente na disciplina de Sociologia. Partimos do entendimento de que o spoken word é um movimento artístico de escala global, mas que, em sua territorialidade específica, atua também como dispositivo educativo, estruturador de conhecimentos, processos de ensino-aprendizagens, saberes e práticas locais, sendo, portanto, uma manifestação artística com potência para ser integrada aos currículos escolares, como ação contracolonial, ampliando o repertório pedagógico, sobremaneira nesta pesquisa, o de ensino de sociologia. Além de ser uma manifestação artística e contéudo curricular contectados aos contextos vividos pelos estudantes de escolas públicas no Brasil. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na cartografia e na etnopesquisa implicada, além de contar com a análise bibliográfica, documental e de conteúdo. Os dois eventos estudados mostraram-se como espaços de criação, livre expressão, troca de experiências e produção de saberes coletivos, onde o spoken word ressignifica vivências sociais e politiza a experiência cotidiana da realidade periférica. Nesse sentido, o slam torna-se recurso pedagógico potente para o ensino da Sociologia em espaços públicos e escolares, por permitir a potencialização do conhecimento sociológico e sua significação coletiva, ultrapassando os limites da sala de aula. O produto educativo desta pesquisa são fanzines, pensados aqui, como um espaço editorial criativo de troca de experiências que funciona como um dispositivo educativo (material paradidático) para a formação dos estudantes, por meio da investigação dos saberes contidos nas poesias e das significações reconstruídas nos espaços de slam que são espaços de valorização de narrativas locais e de democratização do acesso ao conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA
Interno - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Interno - 2250399 - GUILHERME FOSCOLO DE MOURA GOMES
Externa ao Programa - 1217549 - CINARA DE ARAUJO SOARES - UFSBExterna ao Programa - 3056028 - KEU APOEMA - UFSBExterna à Instituição - FLAVIA ALESSANDRA DE SOUZA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 23:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2025 - UFRN - bbae70450f70.sigaa1-prod