SPOKEN WORD EM ANGOLA: um dispositivo artístico de educação e luta contra as injustiças sociais
Spoken word; Poetry Slam; Intervenção Social; Educação contra hegemônica; Realidade periférica
Neste estudo, procuro cartografar dois eventos de slam periféricos que ocorrem em Luanda: o Kassemba Slam e o Slam 10. A partir da observação desses espaços, buscamos compreender de que forma a prática do spoken word se constitui como um dispositivo educativo em seu território de origem e como pode ser incorporada aos currículos escolares formais, especialmente na disciplina de Sociologia. Partimos do entendimento de que o spoken word é um movimento artístico de escala global, mas que, em sua territorialidade específica, atua também como dispositivo educativo, estruturador de conhecimentos, processos de ensino-aprendizagens, saberes e práticas locais, sendo, portanto, uma manifestação artística com potência para ser integrada aos currículos escolares, como ação contracolonial, ampliando o repertório pedagógico, sobremaneira nesta pesquisa, o de ensino de sociologia. Além de ser uma manifestação artística e contéudo curricular contectados aos contextos vividos pelos estudantes de escolas públicas no Brasil. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na cartografia e na etnopesquisa implicada, além de contar com a análise bibliográfica, documental e de conteúdo. Os dois eventos estudados mostraram-se como espaços de criação, livre expressão, troca de experiências e produção de saberes coletivos, onde o spoken word ressignifica vivências sociais e politiza a experiência cotidiana da realidade periférica. Nesse sentido, o slam torna-se recurso pedagógico potente para o ensino da Sociologia em espaços públicos e escolares, por permitir a potencialização do conhecimento sociológico e sua significação coletiva, ultrapassando os limites da sala de aula. O produto educativo desta pesquisa são fanzines, pensados aqui, como um espaço editorial criativo de troca de experiências que funciona como um dispositivo educativo (material paradidático) para a formação dos estudantes, por meio da investigação dos saberes contidos nas poesias e das significações reconstruídas nos espaços de slam que são espaços de valorização de narrativas locais e de democratização do acesso ao conhecimento.