RAÍZES VIVAS: proposta artográfica antirracista com estudantes negras do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun – município de Ilhéus/BA.
Subjetivação; Mulheres Negras; Educação Antirracista
Este memorial dissertativo analisa, por uma ótica antirracista, as oficinas artístico-literárias com estudantes negras do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun em Ilhéus/BA. enquanto instrumento pedagógico contribuindo para a formação crítica e o fortalecimento de processos de subjetivação das estudantes negras do CEEP do Chocolate Nelson Schaun no município de Ilhéus. Utilizando a metodologia A/R/Tografia - as práticas do artista pesquisador e professor - a pesquisa se desdobra em ações práticas, que fomentam o fortalecimento dos processos de subjetivação das participantes. Incluem a realização de oficinas de escrita artístico-literárias e rodas de conversa, gerando um curso de formação para dar visibilidade às narrativas. O projeto articula a produção textual com a aprendizagem poética e a arte como processo pedagógico para estimular a autoexpressão e o reconhecimento das próprias ancestralidades além do fortalecimento da consciência racial. A aplicabilidade das oficinas com os temas como ancestralidade, raça e gênero permitiu que as estudantes desenvolvessem uma escrita autoral que reflete suas vivências. Por este motivo, decidiu-se por organizar o produto final como um plano de ensino literário e antirracista, tornando-se um valoroso dispositivo pedagógico, extra-curricular, permitindo ampliar o debate sobre práticas educativas mais sensíveis reconhecimento da escola como território de comprometimento com a equidade racial, a diversidade, alinhando-se com a aplicabilidade da lei 10.639/2003.