ENTRE SABERES E PRÁTICAS DIDÁTICO -PEDAGÓGICAS: O Despertar da Consciência Étnico-Racial e do Afroempreendedorismo na Educação Técnica Profissional do CEEPAMEV, em Ilhéus, Sul da Bahia
Educação Profissional; Gestão da Qualidade; Afroempreendedorismo;
Práticas didático-pedagógicas, Lei 10.639/03
Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa inicialmente informal e diagnóstica realizada no CEEP AMEV com os alunos, numa abordagem de pesquisa-ação, aplicando práticas didático-pedagógicas étnico-raciais e afroempreendedoras no contexto da educação técnica profissional tecnológica em Ilhéus, sul da Bahia, embasadas na equiparação entre as filosofias Ubuntu e Sankofa como práticas ativas de gestão da qualidade na educação profissional afroempreendedora, estabelecendo mecanismos participativos por meio da aplicação de um programa 5S (adaptado), para o despertar afro empreendedor. Constatou-se a viabilidade de aplicar a perspectiva étnico-empreendedora baseada nas filosofias Ubuntu (participação docente-discente nas práticas didático- pedagógicas possivelmente étnico empreendedoras) e Sankofa (Projeto de Vida afrodescendente para os egressos). A metodologia adotada combina investigação-ação, que permite a interação entre pesquisa e prática pedagógica, e revisão bibliográfica, abordando teorias sobre gestão de qualidade, afroempreendedorismo e filosofias africanas, como Ubuntu e Sankofa. A pesquisa teve como objetivo investigar o preparo dos docentes para implementar práticas didático-pedagógicas étnico-raciais e afroempreendedoras, analisando suas percepções e os desafios enfrentados nas questões etinico-raciais na educação técnica profissional. Os resultados evidenciam a necessidade de capacitação docente e de uma educação mais inclusiva, alinhada à Lei 10.639/03.