As travessias: da análise do Referencial Curricular Ganduense às práticas efetivas da educação antirracista.
Educação Antirracista; Currículo; Relações Étnico-Raciais; Gandu-BA; Políticas Educacionais.
Este trabalho tem como objetivo geral a análise do Referencial Curricular Ganduense, onde o presente relatório intitulado As travessias: da análise do Referencial Curricular Ganduense ás práticas efetivas da educação antirracista, analisa de que forma o documento curricular ganduense conversa com as diretrizes de educação para as Relações Étnico-Raciais e como esse documento ainda se apresenta distante das efetivas práticas pedagógicas antirracista no cotidiano escolar. A pesquisa inicia-se a partir das vivências de um estudante egresso da educação pública municipal, que dentro da sala de aula percebe que a educação antirracista apesar de ser uma exigência legal estabelecida pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 ainda não é efetiva e os ambientes escolares mantém-se ainda como mantenedor do racismo. A pesquisa ancora-se em referenciais teóricos que discutem currículo, relações étnico-raciais e políticas de educação antirracista, destacando autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Sueli Carneiro, Neusa Santos Souza, Lélia Gonzalez entre outros. Os resultados apontam que a travessia entre o texto normativo e a ação pedagógica é permeada por desafios estruturais, formativos e políticos, mas também por experiências inovadoras que ressignificam o currículo local. Assim, a contribui por meio de um simpósio territorial de educação antirracista para o debate sobre a implementação de uma educação antirracista em contextos municipais, reafirmando a necessidade de formação continuada, de fortalecimento das políticas públicas e de valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas na escola.