PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS-BA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Educação para Relações Étnico-Raciais; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores.
Esta pesquisa tem como enfoque temático a Educação para Relações Étnico-Raciais a partir das políticas educacionais e das percepções de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Canavieiras-BA, com foco, principalmente, na Lei n. 10.639/2003. Parte-se do entendimento de que a desigualdade racial impacta fortemente o contexto educacional e que a EJA é um espaço em que tais disparidades se evidenciam. Objetivamos identificar aspectos relativos à EJA e às relações étnico-raciais por meio das percepções de docentes do Colégio Municipal Osmário Batista. Para tanto, recorremos, enquanto metodologia, à pesquisa qualitativa, em que realizamos, em primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica destacando importantes referenciais do tema em estudo, como Gomes (2012; 2017), Arroyo (2006; 2011; 2018), Gohn (2016), Gonçalves e Silva (2007), hooks (2017), entre outras. Recorremos, ainda, à pesquisa documental com foco nos documentos que compõem a política municipal de educação de Canavieiras, como o Plano Municipal de Educação e outros documentos legais. Além disso, realizamos um estudo empírico que se deu por meio de questionários on-line semiestruturados que receberam as contribuições dos professores da unidade escolar em estudo e, a partir disso, deu-se a análise dos dados utilizando alguns pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Com isso, foi possível elaborar como produto educacional um Plano de Formação, com foco na EJA e ERER para docentes do município de Canavieiras, a fim de contribuir efetivamente para implementação da Lei n. 10.639/03 no contexto local.