Banca de DEFESA: GABRIEL DE OLIVEIRA CHACARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL DE OLIVEIRA CHACARA
DATA : 12/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal do Sul da Bahia
TÍTULO:

SUPER-HERÓIS NEGROS, REPRESENTAÇÃO E EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Representação. Quadrinhos. Super-heróis. Relações étnico-raciais.
Educação.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Os super-heróis estão amplamente presentes na mídia e na cultura de consumo, e
essencialmente no imaginário de crianças e adultos, influenciando diretamente a formação de
identidades e representando valores sociopolíticos, instituições e grupos étnico-raciais,
contudo, essa representatividade pode tanto perpetuar estereótipos quanto possibilitar uma
ressignificação identitária. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo discutir a
representação negra nos quadrinhos de super-heróis e refletir sobre a forma como tais imagens
foram construídas e difundidas ao decorrer do tempo, de modo a desenvolver e relatar um
processo educacional que utilizou dessas narrativas para o ensino das relações étnico-raciais.
O estudo articula discussões sobre identidade negra, representatividade e cultura de mídia.
Adotando referenciais como Douglas Kellner (2006), Serge Moscovici (2003), Frantz Fanon
(1952), Nobu Chinen (2012), Fernanda Silva (2018) e Waldomiro Vergueiro (2017). A
metodologia adotada foi qualitativa, de caráter participativo, utilizando pesquisa-ação e
técnicas como rodas de conversa, observação participante, análise documental e análise
sociológica de histórias em quadrinhos. A experiência foi realizada com estudantes do ensino
médio da Escola Estadual Stella Matutina, em Nanuque–MG, por meio da criação do núcleo
de estudos “Representação negra nas histórias em quadrinhos de super-heróis”. Ao longo dos
encontros, os participantes analisaram criticamente publicações da Marvel Comics, debateram
estereótipos raciais e produziram histórias em quadrinhos, protagonizadas por personagens
negros inspirados em pessoas de seu cotidiano. Esta dissertação de mestrado profissional foi
desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais
(PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que determina a elaboração de
um Produto Educacional (PE). Nesse sentido, a pesquisa culminou na produção de um
almanaque de histórias em quadrinhos intitulado “Allmanaque Negro Comics” onde reúne as
narrativas criadas pelos estudantes, assim como também o relato da composição pedagógica
desta ação (planejamento e resultados), configurando-se como material pedagógico destinado
a apoiar práticas docentes voltadas ao ensino das relações étnico-raciais. Os resultados
evidenciam que a experiência promoveu o fortalecimento da identidade racial, a valorização
da autoestima dos estudantes, além de estimular o protagonismo criativo e a formação de uma
consciência crítica frente às representações midiáticas. Conclui-se que o uso pedagógico das
histórias em quadrinhos constitui uma estratégia potente para o ensino das relações étnico-
raciais e para a construção de práticas antirracistas na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Interna - 3089910 - DANIELLE BARROS SILVA
Interno - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA - UFES
Notícia cadastrada em: 26/09/2025 08:54
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