Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIANA BOTELHO DE CARVALHO

DISCENTE : JAIANA BOTELHO DE CARVALHO
DATA : 25/09/2024
LOCAL: CPF Sede ( sala virtual: https://meet.google.com/xsd-qkdf-uix)

PANCS e Segurança Alimentar: guia prático para diversificação do cardápio escolar

Alimentícias não convencionais; Sociobiodiversidade; PNAE; Alimentação Escolar; Agricultura Familiar.

Resumo do trabalho: A alimentação escolar no Brasil é um direito garantido por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que visa contribuir na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, fortalecer a agricultura familiar e promover uma alimentação saudável e de qualidade, ambientalmente adequada. A inserção de PANCS na alimentação escolar pode tornar-se uma estratégia na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e da Soberania Alimentar, com o favorecimento do resgate dos valores culturais, enriquecimento nutricional e o fortalecimento da agricultura familiar, valorizando práticas agroecológicas mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade dos cardápios escolares entre os municípios da Costa do Descobrimento, Bahia, e produzir um Guia Prático para a inserção de PANCS na Alimentação Escolar do território. A pesquisa, de natureza quali e quantitativa, abrangerá os 8 municípios e contará com estatística descritiva para análise das frequências absoluta e relativa das variáveis. Serão coletados e analisados os cardápios, as chamadas públicas municipais da agricultura familiar para a alimentação escolar, percentual de compra da agricultura familiar para alimentação escolar, relação de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os relatórios públicos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e registro fotográfico das PANCS presentes nas principais feiras livres dos municípios em estudo. A qualidade dos cardápios será avaliada por meio do Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar (IQ COSAN) e a identificação do uso de PANCS se dará por meio da presença destas nos cardápios analisados. Com o diagnóstico e análise efetiva do uso de PANCS e da qualidade dos cardápios da alimentação escolar dos municípios, e a publicação do Guia Prático Alimentar, espera-se contribuir para orientação dos profissionais nutricionistas e construção do Plano de Segurança Alimentar dos municípios da Costa do Descobrimento.

Interna - 1188413 - DENISE MACHADO MOURAO
Externa à Instituição - ELISSANDRA PACITO TORALES - UFGD