Banca de DEFESA: LUDMILA LOPES LUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUDMILA LOPES LUZ
DATA : 25/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: CPF -Sede (sala vuirtual:https://meet.google.com/twa-ookk-eem Ordial )
TÍTULO:

Desenvolvimento e Validação de um Guia sobre Diabetes para Professores de Educação Física em Ambientes Escolares.


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes Mellitus Tipo 1, Tecnologia Educacional, Desenvolvimento Validação de Guia, Professores de Educação Física, Estudantes com Diabetes.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Esta dissertação é apresentada no formato de artigo, dividida em três capítulos, cada um correspondendo a um artigo específico que aborda diferentes aspectos do estudo realizado. Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade da Universidade Federal do Sul da Bahia, o foco principal foi o "Desenvolvimento e Validação de Tecnologia Educativa Guia de Diabetes na Escola para Professores de Educação Física". O primeiro artigo, intitulado "Tecnologias Validadas para o Cuidado da Criança e Adolescente com Diabetes Mellitus Tipo 1: Revisão Integrativa", teve como objetivo mapear materiais educativos digitais, como e-books e cartilhas interativas, destinados ao cuidado de crianças e adolescentes com diabetes. A revisão revelou que esses materiais foram reconhecidos por sua clareza, relevância e impacto positivo na educação sobre DM1, promovendo o autocuidado e práticas seguras de atividade física. O segundo artigo, "Educação Física Escolar na Melhoria do Manejo do Diabetes Mellitus Tipo 1 em Adolescentes", discutiu como a educação física escolar pode contribuir para o manejo do diabetes em adolescentes. Constatou-se que a prática regular de educação física ajuda a melhorar o controle glicêmico, reduzindo os níveis de hemoglobina glicada e aumentando a sensibilidade à insulina, além de contribuir para a saúde mental, reduzindo a ansiedade e depressão e melhorando a autoestima e o bem-estar. O terceiro artigo, "Desenvolvimento e Validação de Tecnologia Educativa Guia de Diabetes na Escola para Professores de Educação Física: Estudo Metodológico", teve como objetivo desenvolver e validar um guia com informações confiáveis e vocabulário acessível para professores de educação física, visando criar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para estudantes com diabetes no ambiente escolar. Após uma análise rigorosa por especialistas da área, o guia foi validado com um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,916 e uma porcentagem de concordância de 91,6%, sendo considerado adequado para enriquecer o conhecimento dos professores sobre o manejo do diabetes em alunos durante atividades físicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARLON MESSIAS SANTANA CRUZ - UNEB
Interna - 1357205 - ANA PAULA PESSOA DE OLIVEIRA
Presidente - 1623806 - GRASIELY FACCIN BORGES
Externo à Instituição - SILVIO APARECIDO FONSECA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 09/09/2024 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod