Desenvolvimento e Validação de um Guia sobre Diabetes para Professores de Educação Física em Ambientes Escolares.
Diabetes Mellitus Tipo 1, Tecnologia Educacional, Desenvolvimento Validação de Guia, Professores de Educação Física, Estudantes com Diabetes.
Esta dissertação é apresentada no formato de artigo, dividida em três capítulos, cada um correspondendo a um artigo específico que aborda diferentes aspectos do estudo realizado. Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade da Universidade Federal do Sul da Bahia, o foco principal foi o "Desenvolvimento e Validação de Tecnologia Educativa Guia de Diabetes na Escola para Professores de Educação Física". O primeiro artigo, intitulado "Tecnologias Validadas para o Cuidado da Criança e Adolescente com Diabetes Mellitus Tipo 1: Revisão Integrativa", teve como objetivo mapear materiais educativos digitais, como e-books e cartilhas interativas, destinados ao cuidado de crianças e adolescentes com diabetes. A revisão revelou que esses materiais foram reconhecidos por sua clareza, relevância e impacto positivo na educação sobre DM1, promovendo o autocuidado e práticas seguras de atividade física. O segundo artigo, "Educação Física Escolar na Melhoria do Manejo do Diabetes Mellitus Tipo 1 em Adolescentes", discutiu como a educação física escolar pode contribuir para o manejo do diabetes em adolescentes. Constatou-se que a prática regular de educação física ajuda a melhorar o controle glicêmico, reduzindo os níveis de hemoglobina glicada e aumentando a sensibilidade à insulina, além de contribuir para a saúde mental, reduzindo a ansiedade e depressão e melhorando a autoestima e o bem-estar. O terceiro artigo, "Desenvolvimento e Validação de Tecnologia Educativa Guia de Diabetes na Escola para Professores de Educação Física: Estudo Metodológico", teve como objetivo desenvolver e validar um guia com informações confiáveis e vocabulário acessível para professores de educação física, visando criar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para estudantes com diabetes no ambiente escolar. Após uma análise rigorosa por especialistas da área, o guia foi validado com um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,916 e uma porcentagem de concordância de 91,6%, sendo considerado adequado para enriquecer o conhecimento dos professores sobre o manejo do diabetes em alunos durante atividades físicas.