Eficácia do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos em Villa El Salvador: Uma Avaliação através da Ferramenta Waste Wise Cities
Ferramenta Waste Wise Cities; sustenbilidade ambiental; gestão de resíduos sólidos; 2 gestão de resíduos; políticas públicas.
O presente estudo se concentra na avaliação do sistema de gestão de resíduos sólidos em Villa El Salvador, Lima - Peru, usando a metodologia Waste Wise Cities, uma ferramenta desenvolvida pela ONU - HABITAT. Essa ferramenta fornece informações e parâmetros essenciais para estabelecer estratégias mais eficazes de gerenciamento de resíduos e recursos nas cidades onde é implementada. A avaliação é realizada aplicando indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o indicador 11.6.1, que mede a proporção de resíduos sólidos municipais coletados regularmente e com uma descarga final adequada em relação ao total de resíduos sólidos municipais gerados. A metodologia Waste Wise Cities segue sete passos fundamentais: preparação; geração e composição dos resíduos sólidos urbanos domésticos; resíduos sólidos urbanos não domésticos; resíduos sólidos urbanos recebidos pelas instalações de recuperação e nível de controle dessas instalações; resíduos sólidos urbanos recebidos pelas instalações de disposição final e nível de controle dessas instalações; composição dos resíduos nas instalações de disposição final; e cálculo dos resíduos de alimentos, reciclagem e fugas de plástico. Para a execução do estudo, foram consultados relatórios municipais e registros estatísticos e realizadas entrevistas diretas e coleta de dados em campo. Os resultados foram analisados, comparando-os com os padrões e as metas estabelecidos. Os resultados alcançados e sua análise permitiram que fossem feitas recomendações e destacada a importância do gerenciamento de resíduos na cidade estudada e a contribuição para o conhecimento sobre sustentabilidade ambiental. As informações obtidas por este estudo poderão ser utilizadas como ferramenta para o planejamento e avaliação de políticas públicas voltadas para a gestão de resíduos sólidos na cidade de Villa El Salvador e em outras cidades. Desse modo, espera-se gerar otimização nos gastos públicos, bem como a promoção de ações concretas como capacitação de autoridades, aquisição de novas tecnologias, criação de programas, entre outros, contribuindo para a gestão adequada dos resíduos sólidos.