Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO HENRIQUE DOS SANTOS

DISCENTE : SÉRGIO HENRIQUE DOS SANTOS
DATA : 03/09/2024
LOCAL: Online

Ecosofia e Educação quilombola: uma abordagem sobre as relações socioambientais nas comunidades do Norte do Espírito Santo

Relações socioambientais. Escola quilombola. Diálogo de saberes. Formação de docentes.

Esta pesquisa tem como objetivo estabelecer um diálogo entre a ecosofia e as inter-relações ser humano-natureza, que se manifestam nas comunidades quilombolas, através de um levantamento bibliográfico e documental sobre a situação socioambiental das comunidades quilombolas do Norte do Espírito Santo, no que diz respeito às atitudes ecológicas, relações humanas, práticas cotidianas e culturais. Este levantamento servirá como base na produção de um material didático, para formação de docentes que atuam em escolas quilombolas, com o objetivo de disseminar informações a respeito do diálogo entre a ecosofia e as relações ser humano-natureza nas comunidades tradicionais, bem como propor a inserção do tema nas escolas quilombolas. A pesquisa será do tipo qualitativa, sendo que a proposta de investigação caracteriza-se como uma pesquisa ação, na qual o pesquisador produzirá um material didático a partir dos dados coletados na investigação bibliográfica e realizará uma formação continuada com docentes que atuam em escolas quilombolas. Desse modo,referida pesquisa permite apontar, não apenas as respostas, mas os caminhos possíveis para refletir sobre as relações entre o ser humano e natureza nas comunidades quilombolas e apresentar uma proposta para contribuir com a educação nessas comunidades. Como resultados parciais, através do diálogo entre os conhecimentos tradicionais quilombolas com os científicos, se oportunizou importante contribuição na perspectiva de incorporar a Ecosofia no currículo das escolas quilombolas.

Presidente - 1011696 - DEBORA SCHMITT KAVALEK
Interno - 2250633 - FREDERICO MONTEIRO NEVES
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA
Interno - 1168579 - LEANDRO GAFFO