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Banca de DEFESA: SÉRGIO HENRIQUE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÉRGIO HENRIQUE DOS SANTOS
DATA : 07/04/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Sala de reuniões CPF Anexo 1 e link: https://meet.google.com/izn-svzw-tzj?authuser=1
TÍTULO:

ECOSOFIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: CULTIVANDO VÍNCULOS SOCIOAMBIENTAIS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CONCEIÇÃO DA BARRA, ES


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de docentes. Comunidades tradicionais. Diálogo de saberes. Plano de aula.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar e promover o entendimento e a aplicação dos princípios da Ecosofia na Educação Escolar Quilombola no município de Conceição da Barra, Espírito Santo, por meio da análise teórica e socioambiental, bem como do desenvolvimento de materiais educativos e planos de aula, com o intuito de fortalecer a relação entre as comunidades quilombolas e a natureza, contribuindo para a valorização dos saberes tradicionais, a sustentabilidade local e a melhoria da qualidade de vida dessas populações. Primeiramente, realizamos um levantamento bibliográfico e documental sobre a situação socioambiental das comunidades quilombolas do Norte do Espírito Santo, no que diz respeito às atitudes ecológicas, relações humanas, práticas cotidianas e culturais. Este levantamento serviu como base na produção de um material didático para formação de docentes que atuam em escolas quilombolas, com o objetivo de disseminar informações a respeito do diálogo entre a Ecosofia e as relações ser humano-natureza nas comunidades tradicionais, bem como propor a inserção do tema nas escolas quilombolas. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com enfoque qualitativo, sendo que a proposta de investigação se caracterizou como um estudo de caso, no qual o pesquisador produziu um material didático a partir dos dados coletados na investigação bibliográfica e enviou para os docentes que atuam em escolas quilombolas aplicarem. Desse modo, a referida pesquisa permitiu apontar os caminhos possíveis para refletir sobre as relações entre o ser humano e a natureza nas comunidades quilombolas e apresentou uma proposta para contribuir com a educação escolar nessas comunidades. Como resultado obtido, por meio do diálogo entre os conhecimentos tradicionais quilombolas com os científicos, se oportunizou importante contribuição na perspectiva de incorporar a Ecosofia no currículo das escolas quilombolas, como ferramenta de preservação da cultura e tradição desse povo.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA
Interno - 1168579 - LEANDRO GAFFO
Externa ao Programa - 3089910 - DANIELLE BARROS SILVA FORTUNA - UFSBExterna à Instituição - VIRGÍNIA MARTINS FONSECA
Notícia cadastrada em: 18/03/2025 11:30
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