ECOSOFIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: CULTIVANDO VÍNCULOS SOCIOAMBIENTAIS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CONCEIÇÃO DA BARRA, ES
Formação de docentes. Comunidades tradicionais. Diálogo de saberes. Plano de aula.
Esta pesquisa teve como objetivo investigar e promover o entendimento e a aplicação dos princípios da Ecosofia na Educação Escolar Quilombola no município de Conceição da Barra, Espírito Santo, por meio da análise teórica e socioambiental, bem como do desenvolvimento de materiais educativos e planos de aula, com o intuito de fortalecer a relação entre as comunidades quilombolas e a natureza, contribuindo para a valorização dos saberes tradicionais, a sustentabilidade local e a melhoria da qualidade de vida dessas populações. Primeiramente, realizamos um levantamento bibliográfico e documental sobre a situação socioambiental das comunidades quilombolas do Norte do Espírito Santo, no que diz respeito às atitudes ecológicas, relações humanas, práticas cotidianas e culturais. Este levantamento serviu como base na produção de um material didático para formação de docentes que atuam em escolas quilombolas, com o objetivo de disseminar informações a respeito do diálogo entre a Ecosofia e as relações ser humano-natureza nas comunidades tradicionais, bem como propor a inserção do tema nas escolas quilombolas. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com enfoque qualitativo, sendo que a proposta de investigação se caracterizou como um estudo de caso, no qual o pesquisador produziu um material didático a partir dos dados coletados na investigação bibliográfica e enviou para os docentes que atuam em escolas quilombolas aplicarem. Desse modo, a referida pesquisa permitiu apontar os caminhos possíveis para refletir sobre as relações entre o ser humano e a natureza nas comunidades quilombolas e apresentou uma proposta para contribuir com a educação escolar nessas comunidades. Como resultado obtido, por meio do diálogo entre os conhecimentos tradicionais quilombolas com os científicos, se oportunizou importante contribuição na perspectiva de incorporar a Ecosofia no currículo das escolas quilombolas, como ferramenta de preservação da cultura e tradição desse povo.