Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA FELIX ALMEIDA

DATA : 28/11/2019
LOCAL: Campus Paulo Freire - Sala 12 - Link: https://mconf.rnp.br/webconf/cpf-1

Zoneamento Geoambiental do Município de Teixeira de Freitas BA

Cartografia, Geossistema, Planejamento Territorial.

O zoneamento geoambiental reúne informações do meio físico como relevo, solos, clima, cobertura vegetal, hidrografia e feições antrópicas, permitindo uma avaliação da distribuição e variedade dessas variáveis. Fornece, portanto, valioso aporte para o planejamento territorial ao considerar a presença da ocupação e atividade humanas, agregando reflexões acerca da relação sociedade e natureza. Este trabalho tem como objetivo colaborar para o planejamento do uso e ocupação da terra através da realização do zoneamento geoambiental do município de Teixeira de Freitas-BA com base na abordagem sistêmica. As cartas temáticas e demais produtos utilizarão imagens digitais RapidEye com processamento no software QGIS versão 2.18.9 ®. Todos os produtos cartográficos serão gerados na escala 1:50.000. Será realizado um inventário do meio físico reunindo aspectos como relevo, geomorfologia, geologia, hidrografia, pedologia com base na bibliografia existente, nos dados disponíveis em bancos de dados (IBGE, INPE, Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia, dentre outros), nas imagens de satélite e visitas a campo. Esse levantamento será integrado no Mapa de Sistemas Naturais. Também será inventariado o uso e ocupação da terra e os aspectos socioeconômicos, que serão integrados no Mapa de Sistemas Antrópicos. Estes dois sistemas originarão o Mapa de Sistemas Ambientais, cuja análise permitirá identificar o estado de Vulnerabilidade Ambiental do território. A articulação do Mapa de Sistemas Ambientais e do Mapa de Vulnerabilidade Ambiental para a definição das proposições de uso e restrições permitirá a elaboração do Zoneamento Geoambiental. Posteriormente, estabelecendo-se com o auxílio da legislação, a funcionalidade de cada zona.

Interno - 962.287.925-04 - ALLISON GONÇALVES SILVA - IFBA
Presidente - 3072612 - ELFANY REIS DO NASCIMENTO LOPES