Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIS PAOLA HERNANDEZ MENCIA

DISCENTE : FRANCIS PAOLA HERNANDEZ MENCIA
DATA : 28/08/2019
LOCAL: Sala Taperapuã 1 - Link: https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO NO PLANTIO DE EUCALIPTO PARAO EXTREMO SUL E COSTA DO DESCOBRIMENTO DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL.

Relevo, Solos, Interpolação, Deficit Hídrico

A informação da distribuição climática, solo, relevo aplicados ao geoprocessamento são características e informaçõesimportantes que permitem bom planejamento de atividades em uma área. Objetivou-se neste estudo descrever ascaracterísticas de precipitação, temperatura, umidade, evapotranspiração, déficit hídrico, solos, declividade e altitudeno Extremo Sul e Costa do Descobrimento, Bahia, Brasil, gerando mapas com cada característica. Os mapas geradosforam elaborados por meio de técnicas de Geoprocessamento. O mapa de precipitação, Temperatura foram resultadode uma base de dados global disponível pelo WordClim, os dados de solos do Instituto Estadual do Meio Ambiente eRecursos Hídricos-INEMA e para declividade e altitude imagens do SRTM disponível pela Empresa Brasileira dePesquisa Agropecuaria EMBRAPA. Os resultados permitiram observar as áreas que apresentan maior pluviosidade eáreas que apresentam maior déficit hídrico. Com base nos mapas preparados, o nordeste e sudeste apresenta maioresprecipitações no ano e temperaturas altas anuais, esta zona é favorecida pelo relevo plano e ondulado, com solos bemdrenados e baixas altitudes que propiciam o desenvolvimento de culturas; embora o sudeste apresente maioresprecipitações, pode-se observar que apresenta maior evapotranspiração, déficit hídrico e temperaturas altas.

Presidente - 3072612 - ELFANY REIS DO NASCIMENTO LOPES
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA