Banca de DEFESA: BRUNO FERNANDES VENDRAMINI

DISCENTE : BRUNO FERNANDES VENDRAMINI
DATA : 05/07/2023
LOCAL: sala de reunião do CPF; Link: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/joao-batista-lopes-da-silva

Análise das características agronômicas e bromatológicas de seis variedades de mandioca para impulsionar a diversificação da mandiocultura no Extremo Sul da Bahia

cultivares; descritores morfoagronômicos; mandiocultura; parte aérea; produtividade; raízes

Resumo do trabalho: O presente estudo objetiva analisar características agronômicas e bromatológicas de seis variedades de mandioca para impulsionar a diversificação da mandiocultura no Extremo Sul da Bahia. As variedades de mandioca utilizadas foram disponibilizadas pela EMBRAPA juntamente com a variedade local, Caravela, a pesquisa resultará em dados que apontem a possibilidade de utilização dessas variedades e seus potenciais de diversificação. São apresentados três capítulos, sendo: 1º - Desvendando a História Ambiental da Mandiocultura no Brasil: Uma Revisão Bibliográfica; 2º Análise de atributos agronômicos de seis variedades de mandioca no município de Alcobaça-BA; 3º Análise bromatológica da parte aérea e raiz in natura das seis variedades de seis variedades de mandioca no município de Alcobaça-BA. Para o 2º e 3º capítulo foi implantado experimento em outubro de 2021 na Comunidade de Cana Brava, município de Alcobaça/BA, no qual utilizou-se um delineamento em blocos casualizados, constituído de seis variedades (BRS Tapioqueira, BRS Novo Horizonte, BRS Kiriris, BRS Poti Branca, BRS Formosa e Caravela) e três repetições, colhidas aos doze meses. Além do experimento implantado, realizou-se a caracterização bromatológica da parte aérea e da raiz in natura de três variedades de mandioca presentes no Maniveiro Guardião no referido município, sendo a BRS Amansa Burro, BRS Caipira e Caravela, para verificar o potencial de utilização na alimentação animal. Os dados foram organizados e armazenados em planilhas eletrônicas, sendo feita a verificação e exclusão de outliers, estatística descritiva, teste do qui-quadrado ou exato de Fisher e cálculo da Odds Ratio. Foram realizados os testes para verificação dos pressupostos da ANOVA, seguido do teste Student-Newman-Keuls (paramétrico) ou Kruskal Wallis (não-paramétrico); correlação de Pearson ou Spearman; análises de regressão logística simples e múltipla. As análises estatísticas utilizaram o SAS® University Edition e o software R ao nível de 5% de significância. Na avaliação de desempenho agronômico, verificou-se que não houve diferenciação entre as variedades para os caracteres avaliados (p>0,05), exceto para o índice de colheita. Ainda assim ao realizar o teste SNK (Student Newman Keuls) não foi constatada diferença significativa para a variável. A variedade que apresentou maior produtividade de raiz foi a Novo Horizonte, com estimativa de 28,95 ton/ha. A variedade que apresentou maior rendimento relacionado ao beneficiamento da raiz em farinha seca também foi a Novo Horizonte com 34,87 %. A variedade Caravela apresentou maior produtividade do terço final da parte aérea com estimativa de 5,51 ton/ha. Dados de análise bromatológica da parte aérea a variedade BRS Formosa apresentou maior teor de proteína bruta (23,29%). A variedade Novo Horizonte apresentou o maior teor de carboidratos não fibrosos na raiz (90,33%). Os estudos apontaram para a possibilidade de utilização das cinco variedades disponibilizadas pela EMBRAPA considerando a comparação realizada com a variedade local, aumentando possibilidades aos agricultores reduzindo riscos inerentes a baixa diversidade de material genético para cultivos. Dados das análises bromatológicas demonstraram possibilidade de utilização das variedades estudadas para alimentação animal. São necessários mais estudos para corroborar os dados da pesquisa apresentada, a variedade Novo Horizonte apresentou destaque em várias características agronômicas avaliadas.

Presidente - 1906490 - LUANNA CHACARA PIRES
Interno - ***.887.659-** - GERSON DOS SANTOS LISBOA - UFG