Banca de DEFESA: LARISSA NEVES

DISCENTE : LARISSA NEVES
DATA : 31/07/2023
LOCAL: https://mconf.rnp.br/webconf/cpf-1

Limitações e possibilidades da gestão de resíduos sólidos na UFSB: investigando o Campus Paulo Freire

meio ambiente, sustentabilidade, conhecimento, universidade, sociedade.

Na busca incessante pela geração de lucro e riqueza, as sociedades modernas transformaram paisagens no mundo todo, ignorando a gravidade dos impactos sociais e ambientais. Consequentemente, ao longo da história, o crescimento da população mundial e das cidades acabou por gerar uma intrincada e complexa questão social: a exagerada produção de resíduos gerados pelo consumo. O descarte inadequado e a gestão ambiental dos resíduos sólidos urbanos têm se tornado assuntos cada vez mais discutidos ao redor do mundo. O Brasil faz parte deste panorama, principalmente por conta das diretrizes trazidas pela Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). As universidades se destacam neste cenário como propulsoras de conhecimentos e práticas que tornam possíveis a realização de mudanças em prol da melhoria da sustentabilidade no planeta. O presente estudo se propõe compreender o modelo de gestão de resíduos sólidos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, a partir da atuação dos/as técnico-administrativos/as, docentes, discentes e trabalhadores/as terceirizados/as. Pretende analisar os limites e as possibilidades no processo de sua implementação. O presente estudo será desenvolvido por meio de pesquisa quali-quantitativa, com análise do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da UFSB, incluindo consulta aos relatórios anuais e documentos da gestão do Campus Paulo Freire, bem como entrevistas aos servidores (as) lotados (as) nos principais setores que geram e lidam com resíduos sólidos. Serão realizadas entrevistas utilizando formulário no formato digital, com alunos (a), professores (as), técnicos (a) administrativos (as) e trabalhadores (as) terceirizados (as), buscando registrar qual o posicionamento destes sobre como são realizadas as práticas no seu ambiente de estudo ou trabalho, se são sustentáveis, quais as suas limitações e possibilidades. As informações obtidas poderão ser utilizadas como orientação para possíveis investimentos em qualificação de pessoas, aquisição de novas tecnologias, publicidade, entre outros.

Externo ao Programa - 3071512 - ABILIO JOSE PROCOPIO QUEIROZ - nullInterno - 1216239 - ANDERS JENSEN SCHMIDT
Interna - 1011696 - DEBORA SCHMITT KAVALEK
Presidente - 1770872 - DIRCEU BENINCA
Externo ao Programa - 1041340 - LEONARDO EVANGELISTA MORAES - nullInterna - 1156996 - LIVIA SANTOS LIMA LEMOS