Banca de DEFESA: MARINA ROSA DE SOUZA

DISCENTE : MARINA ROSA DE SOUZA
DATA : 16/08/2023
LOCAL: sala de reuniões/link

INDUÇÃO IN VITRO DE PROTOCORMOS DE BAUNILHA (Vanilla Mill.) (ORCHIDACEAE)

cultivo in vitro, biologia floral, sementes, Vanilla spp., orquídea.

O gênero Vanilla Mill. por ser fonte para extração de vanilina, um composto aromático com alto valor comercial, é um dos mais conhecidos da família Orchidaceae.  O óleo extraído tem sido utilizado na indústria alimentícia, farmacêutica e de cosméticos. Considerando a complexa atividade de produção de baunilha para extração do óleo, torna-se relevante o estudo de espécies do mesmo gênero e o estabelecimento de novas metodologias para sua conservação e melhoramento. O uso da biotecnologia, através da ferramenta da cultura de tecidos, tem resultado na obtenção de plantas de melhor qualidade fitossanitária com alta taxa de multiplicação, podendo ser essas plantas usadas na conservação de germoplasma e/ou propagação de mudas. O objetivo do presente trabalho foi estabelecer condições favoráveis ao cultivo in vitro de Vanilla spp., visando sua propagação e conservação por meio da indução da formação de protocormos, estrutura procedente da germinação de sementes de orquídeas. São usadas como explantes para os testes, partes da planta e suas sementes. Expedições foram realizadas para identificação de indivíduos do gênero em unidades de conservação do extremo sul da Bahia.  Os espécimes encontrados foram marcados para posterior identificação e como matrizes, de onde os frutos e demais explantes foram coletados. Sementes e gemas axilares, folhas e raízes foram levados ao laboratório para testes in vitro de quebra de dormência, germinação, organogênese e embriogênese somáticas, utilizando diferentes formulações de meio de cultura e concentrações de reguladores de crescimento do tipo auxina (AIB e 2,4- D) e  citocinina (BAP), associados a antibióticos e fungicida (penicilina e rifampicina). O meio de cultura utilizado neste trabalho foi o Murashige e Skoog (MS) (1962), suplementado com 30 g/L de Sacarose e 6,5 g/L de Ágar. O delineamento experimental foi em blocos casualizados. A análise e interpretação dos dados foi realizada no software R. Por meio da expedição foi possível registrar dezesseis matrizes de baunilha e identificar duas espécies, Vanilla phaeantha Rchb.f. e Vanilla chamissonis Klotzsch. Os resultados obtidos da cultura de sementes indicaram que a maturação dos frutos entre 60 e 90 dias após polinização aliado a temperatura de 30°C proporciona até 4% de germinação das sementes. A utilização de BAP 2mg/l no tratamento de organogênese resultou em brotos mais robustos e o tratamento sem o regulador vegetal proporcionou crescimento igualitário da parte aérea e da raiz. O tratamento de embriogênese sem utilização de hormônio e utilizando AIB 1mg/l resultou na desdiferenciação das células de gemas em meio sólido. A contaminação no cultivo dessa espécie se deu na maioria dos testes de embriogênese e organogênese realizados, podendo ser controlada com a associação de Penicilina (100µl/ml) e Rifamicina (50mg/l). Os resultados obtidos a partir deste trabalho geram protocolos viáveis de propagação in vitro de Vanilla spp., com informações relevantes que permitam a produção em larga escala de mudas de espécies deste gênero para melhoramento ou conservação das espécies.

Presidente - 1149467 - TAINA SORAIA MULLER
Externa ao Programa - 1716815 - GISELE LOPES DE OLIVEIRA - UFSBExterno à Instituição - PEDRO HENRIQUE SANTIN BRANCALION
Externa à Instituição - TACIANE FINATTO
Externo à Instituição - FELIPE FAJARDO VILLELA ANTOLIN BARBERENA