Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHÁLIA SILVA DE LIMA
DATA : 12/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UFSB - CFDT
TÍTULO:

Biogeoquímica e Caracterização de Fontes de Elementos Químicos para as Águas Fluviais de Microbacias Hidrográficas no Extremo Sul Baiano: Uma Análise no Parque Nacional do Descobrimento.


PALAVRAS-CHAVES:

bacias hidrográficas, monitoramento, unidades de conservação.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

Diversos trabalhos utilizam a biogeoquímica de águas como ferramenta no estudo de bacias hidrográficas, relacionando com geologia, cobertura vegetal, hidrologia, etc. Este trabalho pretende realizar uma caracterização biogeoquímica das águas fluviais em diferentes pontos de amostragem dentro dos domínios do Parque Nacional do Descobrimento (PND). A desordem no uso e ocupação do solo da região causou impactos ambientais negativos nas microbacias hidrográficas da região do extremo sul. As mudanças históricas no uso do solo ocorridas na região, foram responsáveis pela alteração de um dos principais biomas brasileiros, a Mata Atlântica, e justificam a efetivação deste trabalho. O objetivo geral do estudo é avaliar a composição química de águas fluviais de microbacias do Parque Nacional do Descobrimento (PND), identificando as fontes de elementos químicos e as influências da zona de amortecimento sobre as águas fluviais. Para isso foram coletadas amostras de águas superficiais, na porção central em diferentes pontos nos rios Japara (JP01, JP02, JP03), Cahy (RC), Rio do Sul (RS) e Lagoa só não vou (LSNV). No campo foram avaliados os parâmetros físico-químicos (pH, condutividade elétrica, temperatura, potencial redox, concentração de O.D., saturação de O.D.). No laboratório foi determinada a alcalinidade, a concentração de Material particulado em suspensão (MPS) e será determinado clorofila a, feopigmentos e as concentrações de e NO2-, NO3-, NH4, PO4-3,SiO2. Os dados obtidos serão trabalhados estatisticamente através de uma análise de similaridade e análise de componentes principais (PCA). Espera-se que após o monitoramento dos cursos d’água nas microbacias seja possível identificar as características biogeoquímicas das águas fluviais, e que os resultados indiquem qual a qualidade das águas nos pontos analisados, se estão dentro dos parâmetros estabelecidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1361004 - JOANNA MARIA DA CUNHA DE OLIVEIRA SANTOS NEVES
Interno - 1216239 - ANDERS JENSEN SCHMIDT
Interna - 1011696 - DEBORA SCHMITT KAVALEK
Externo ao Programa - 1563747 - MARCOS EDUARDO CORDEIRO BERNARDES - UFSBExterna à Instituição - JOANA FARIAS DOS SANTOS - UNEB
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod