Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO ALMEIDA CUNHA

DISCENTE : RICARDO ALMEIDA CUNHA
DATA : 30/11/2018
LOCAL: IFBA

1.      SENSORES E SOFTWARE PARA MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS.

Monitoramento; Águas Superficiais, Arduíno, Sonda Multiparâmetro.

A pergunta que motivou a pesquisa: É possível desenvolver um sistema confiável de monitoramento de águas superficiais em plataforma Arduíno?

Após pesquisa de conteúdo sobre soluções tecnológicas de baixo custo, desenvolvidas em plataforma Arduíno, com foco no monitoramento de águas superficiais e da baixa disponibilidade de sistemas informatizados em tempo real para coleta e transmissão de dados foi planejada e desenvolvida solução que1 atendesse a pesquisa.

Para isso foi necessária a prototipação em Arduino de solução multiparâmetro que fizesse a leitura e transmissão dos mesmos dados coletados por outras sondas disponíveis no mercado. Partindo dos parâmetros medidos pela sonda Hanna HI9828 se buscou no mercado sensores que interligados e controlados pelo Arduino pudessem coletar e ter seus dados validados entre si.

Dados como Temperatura; Totais de Sólidos Dissolvidos; Eletrocondutividade, Salinidade, pH e Oxigênio Dissolvido foram os escolhidos para desenvolvimento da sonda multiparâmetro em plataforma de baixo custo.

Em pesquisa foram identificadas duas empresas com aparente qualidade associada aos seus produtos, bem como compatibilidade de suas soluções com a plataforma Arduino, são: DFROBOT e ATLAS SCIENTIFIC. Sendo o objetivo da pesquisa o desenvolvimento de baixo custo, a solução da DFROBOT foi selecionada pelos critérios preço e qualidade.

Importados os componentes previstos para prototipação se iniciou o processo de interconexão física e desenvolvimento de software para coleta, armazenamento e transmissão dos dados, para isso foram usados: Arduino Mega; Sensor Shield Mega; Módulo de armazenamento micro-SD; Módulo GSM SIM800L; Sensor analógico de Totais de Sólidos Dissolvidos; Sensor analógico de Oxigênio Dissolvido; Sensor analógico de pH; Sensor digital de Temperatura; Sensor analógico de Eletro Condutividade; Isoladores de sinal analógico; Visor LCD 16x4 I2C e Power Bank.

Passada a etapa de prototipação, mensurações comparativas foram iniciadas com uso das duas sondas disponíveis, a sonda Hanna HI9828 e a sonda prototipada doravante chamada de Polypus. Nome de origem no latim que significa polvo e escolhido em virtude da semelhança entre o animal e seus tentáculos com a sonda desenvolvida.

Todo o processo de calibração das sondas se deu em laboratório com uso de soluções Tampão a fim de garantir a confiabilidade nos dados coletados. Como amostras a serem analisadas foram coletadas água dos rios Mundaí e Buranhém, água de poço artesiano e água fornecida pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).

A pesquisa demonstrou que parâmetros físico-químicos das águas são muitos sensíveis a quaisquer variações de tempo e espaço, logo a fim de executar uma análise comparativa dos resultados já coletados a pesquisa se encontra em fase de validação estatística por meio das possibilidades encontradas na pesquisa teórica em andamento, sendo este o processo final de validação da proposta de pesquisa.

Externo à Instituição - ESAÚ FRANCISCO SENA SANTOS - IFBA

Notícia cadastrada em: 19/11/2018 11:30