Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYLSON CARLOS TOKASE NASCIMENTO

DISCENTE : MAYLSON CARLOS TOKASE NASCIMENTO
DATA : 12/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/czw-tiuz-cwe

A Aplicação do Lean Production como Estratégia para Minimizar Desperdícios na Agricultura Familiar

Agricultura Familiar, Pequenas Comunidades, Desperdício Alimentar, Lean Production, Helvécia.

Em um passado não muito distante, a agricultura centrava-se na satisfação das necessidades humanas; contudo, diante da demanda de mercado, o campesinato teve que se (re)organizar para atender a diversos mercados. A agricultura familiar emergiu como um catalisador para o desenvolvimento de pequenas comunidades, indo além da mera produção de subsistência. No entanto, o desafio global de reduzir as elevadas taxas de desperdício alimentar, especialmente na produção de frutas e hortaliças, essenciais para uma dieta saudável, persiste. Apesar de o Brasil se destacar entre os maiores produtores mundiais de hortaliças, as perdas ao longo da cadeia produtiva são notáveis. Este estudo enfrenta esse problema ao aplicar os princípios do modelo Lean Production na produção de banana-da-terra e hortaliças em uma propriedade de agricultura familiar em Helvécia – BA. Ferramentas como Mapeamento de Fluxo de Valor, Análise SWOT, diagrama de Ishikawa e PDCA foram utilizadas. A pesquisa é de extrema relevância devido ao papel crucial desempenhado pela agricultura familiar na promoção da saúde, garantia da segurança alimentar e redução da fome. Além disso, destaca a importância de adotar estratégias para minimizar o desperdício de alimentos, contribuindo para o alcance das metas globais de sustentabilidade e fomentando o desenvolvimento rural sustentável, especialmente no contexto brasileiro e na agricultura familiar em Helvécia - BA.

Presidente - 3026285 - RAFAEL HENRIQUE DE FREITAS NORONHA
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA