Respostas para Perguntas Frequentes sobre o Edital PPGER 01/2020 (Convocação para publicação)

1)    Quem pode se inscrever? 

 

Todas/os que estejam ou já estiveram vinculadas/os formalmente com pesquisas no PPGER: discentes, docentes, grupos de pesquisa, comissões científicas de eventos ocorridos desde a abertura das atividades de formação do Curso de Mestrado Profissional, em setembro de 2017.

 

As obras inscritas podem ser de autoria individual ou coletiva; podem ser compostas por capítulos independentes ou sequenciados.

 

 

2)    Posso publicar meu trabalho de conclusão de curso defendido em Banca do PPGER?

 

Sim, todas/os que já fizeram o depósito de seu trabalho final de curso no SIGAA PPGER, após banca de defesa ou que estejam em vias de fazer o depósito da versão final podem inscrever suas obras neste Edital.

 

Destacamos que é muito relevante para um Programa de Pós-graduação a publicação dos textos integrais dos processos de pesquisa realizados por seu corpo discente e docente. Além disso, no campo das Ciências Humanas, o protocolo de consulta a livros, não apenas a artigos, é uma tradição que permanece em vigor e bastante produtiva na contemporaneidade. Por essa razão, um consórcio de editoras universitárias aderiu ao Projeto SciElo Livros, com o objetivo de garantir condições maximizadas a publicação de livros acadêmicos, resultados de processos de pesquisa e/ou com temáticas de relevância teórico-metodológicas.

 

Para um Curso de Pós-graduação, como o PPGER, encontrar meios de maximizar a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto de resultados de pesquisas pode significar um passo decisivo para a consolidação do seu Programa de Pesquisas.

 

Além disso, para estudantes de pós-graduação a publicação de seus trabalhos de conclusão de curso (no caso, de mestrados) significa o reconhecimento público, e estratégico, de suas autorias. Sabe-se que, no PPGER, tais autorias são contra-hegemônicas. Afirma-se, por essa via, com contundência, percursos formativos pluriepistêmicos, diante de  uma comunidade científica ampla e diversa, nacionalmente, mas, frequentemente e ainda demasiadamente, monoepistêmicia e eurocentrada. Portanto, publicar as autorias e as pesquisas do PPGER é uma ação afirmativa estratégica.

 

3)    O trabalho precisa estar completamente finalizado para ser enviado?

 

Sim, a obra, o trabalho escrito, a ser enviado para análise do Edital PPGER 01/2020 precisa estar finalizado. Contudo, as 3 obras selecionadas passarão ainda por um processo de preparação técnica para publicação em forma de livro. Isto é, as 3 obras selecionadas receberão uma revisão profissional, nova diagramação, que incluirá o tratamento de fotografias e gráficos, quando necessário, e ganharão uma identidade visual em conformidade com a identidade visual da Série de Livros “Transfluência: Ensino, Gênero e Relações Étnico-Raciais”.

 

Isso significa que os/as autores/as das 3 obras terão a oportunidade de rever os originais enviados ao Edital, inserindo ajustes que considerem relevantes e recebendo orientações de ajustes dos Editores até que a versão final seja aprovada para publicação e submissão na Plataforma Scielo Livros.

 

 

4)    Como se inscrever?

 

Conforme o item 4.1 do Edital, as submissões serão feitas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico editalppger012020@gmail.com 

 

5)    Até quando são as inscrições?

 

Conforme o item 4.2 do Edital:  o período de inscrição é de 10 de junho a 25 de junho de 2020.

 

6)    Por que um prazo tão curto para inscrições?

 

Ainda não existe uma política editorial na UFSB, com recursos específicos para publicações. O PPGER aproveitou o lançamento de um edital de apoio financeiro (o Edital PROPPG 04/2020) para dar início às ações editoriais do Programa. Como não é um edital específico para publicações, que leva em conta prazos estendidos para prestação de contas, precisamos encerrar todo o processo de prestação de contas até setembro/outubro de 2020, conforme o texto do referido Edital. Como o processo de preparação técnica das obras selecionadas, que passarão do estado de originais ao estado de livro, requer cerca de 3 meses para ser concluído, não foi possível manter o prazo de inscrições aberto além do dia 25 de junho próximo.

 

Além disso, como consideramos fundamental para o planejamento de crescimento do PPGER, visando sua consolidação como um programa de pós-graduação, uma política editorial que assegure publicações indexadas e qualificadas cientificamente, não endógenas, seguindo os rigores científicos de avaliação da CAPES, a submissão das obras à Plataforma SciElo Livros, em parceria com a Editus/UESC, representa uma janela de oportunidade excelente, que decidimos como Programa não perder. Consideramos que, nos próximos editais, talvez possa haver na UFSB, em breve, esperamos, editais específicos para publicações; e possamos negociar com a PROPPG prazos de prestação de contas mais largos, mais adequados aos tempos de seleção e preparação de originais para publicação.

 

De todo modo, também contribuiu para nossa decisão o fato de haver, neste momento, mais de 40 trabalhos de curso já defendidos no PPGER. Tecnicamente, todos esses trabalhos estão aptos a concorrem à publicação via o Edital PPGER 01/2020. Além disso, houve eventos científicos ao longo dos anos de 2017, 2018 e 2019, com grande impacto, com organização de anais, e também há a produção de grupos de pesquisas e/ou propostas editorias vinculadas a disciplinas ministradas no PPGER. Espera-se que todas essas produções estejam buscando meios de publicação e é possível, é desejável, portanto, que todas essas produções se inscrevam.

 

 

7)    Quais as etapas até a publicação das obras selecionadas?

 

O Edital PPGER 01/2020 prever 3 etapas até a submissão à plataforma Scielo Livros. Primeiro, a etapa gerida pela Comissão Editorial do PPGER, com a finalidade de fazer a seleção de 3 obras com autoria da comunidade do PPGER; em seguida, essas obras serão remetidas para análise do Conselho Editorial da Editus, para análise, aprovação e preparação técnica dos originais, visando submissão à Plataforma SciELO Livros; por fim, o Comitê Científico da SciELO Livros analisará as propostas de submissão do PPGER, feita em parceria com a EDITUS.

 

8)    Se minha obra for selecionada é garantida a publicação na Plataforma Scielo Livros?

 

Não. O Comitê Científico da SciELO Livros é soberano, podendo aceitar ou não as obras que submeteremos à apreciação. Para garantir maiores chances de aprovação, devemos selecionar obras que se adequem aos critérios de aceite para publicação nessa plataforma científica.  Tais critérios podem ser acessados neste link: 

 

http://books.scielo.org/criterios-scielo-livros-criterios-politicas-e-procedimentos-para-a-operacao-das-colecoes-de-livros-eletronicos/

 

Ressaltamos que a parceria do PPGER com a Editus, que estamos em vias de celebrar por meio de Plano de Trabalho articulado ao Edital PPGER 01/2020, representa uma grande conquista para a comunidade acadêmica do PPGER. A Editus, como editora universitária, conta já com uma sólida trajetória de produções editoriais, com impacto no meio acadêmico e no mercado editorial, e compõe o consórcio de editoras universitárias da Plataforma SciELO Livros. Com a Cooperação Técnica da Editus, aumentamos nossas possibilidades de acesso ao campo das publicações científicas com indexação nacional e internacional.

Notícia cadastrada em: 19/06/2020 13:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod