Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISSANDRO SANTOS ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISSANDRO SANTOS ROCHA
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Campus Paulo Freire - Sala de Reuniões - Link: https://mconf.rnp.br/webconf/cpf-1

ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ITANHÉM, ENTRE OS MUNICÍPIOS DE MEDEIROS NETO E TEIXEIRA DE FREITAS, NO EXTREMO SUL BAIANO

coliformes Termotolerante; efluentes; poluição hídrica.

A bacia do rio Itanhém no Extremo Sul da Bahia é responsável pelo abastecimento de água nos municípios de Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, e recebe diariamente inúmeras cargas de efluentes domésticos e industriais, o que reduz aqualidade de suas águas. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água do rio Itanhém, levando-se em consideração os efluentes lançados diretamente no corpo d’água, no trecho entre os municípios de Teixeira de Freitas e Medeiros Neto, localizados no Extremo Sul Baiano. Dessa forma, objetivou-se analisar 15 parâmetros de qualidade de água do rio Itanhém, nos trechos entre os municípios citados, no período de agosto a julho de 2019, e comparar utilizando a resolução Conama 357/2005. Foram realizadas 12 coletas em oito pontos previamente escolhidos, dando preferência a locais, antes e depois, de núcleos urbanos para verificar o nível de interferência. Os dados dos parâmetros Oxigênio Dissolvido (OD); potencial hidrogeniônico (pH); milivolt-potencial de redução da oxidação (mVORP); salinidade (PSU); pressão atmosférica (PSI); condutividade elétrica (CM); resistividade elétrica (MCm); sólidos totais dissolvidos (TDS); temperatura (TEMP) foram obtidos por meio da sonda multiparamétrica HI9829 HANNA Instrumentos®, com leituras realizadas, in loco. Somando-se aos parâmetros citados, foram realizadas análises em laboratório para a obtenção da Amônia, Nitrito e Nitrato, DBO, e Coliformes Termotolerantes. Todos os parâmetros analisados foram utilizados para medir a qualidade da água do rio em destaque, tanto nos pontos mais próximos a aglomerações urbanas, onde foram constatados lançamentos de efluentes com cargas elevadas de matéria orgânica, que contribuem para a piora da qualidade da água, quanto nos mais distantes das zonas urbanas, os quais, por conseguinte, estão mais afastados dos pontos de despejo de efluentes. Tal procedimento foi realizado a fim de obter dados comparativos entre pontos próximos aos lançamentos de efluentes e outros mais distantes destes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, teste de Shapiro-Wilks, teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, análise de variância, teste Tukey (paramétrico) ou Wilcoxon (não-paramétrico). Também foi realizado a análise de correlação de Pearson (paramétrica) ou Spearman (não-paramétrica). Todas análises foram realizadas ao nível de 5% de probabilidade (P<0,05). Realizou-se análise de componentes principais a fim de reduzir d dimensionalidade dos dados e gerar um índice com os parâmetros estudados.

Externo à Instituição - JOANNA MARIA DA CUNHA DE OLIVEIRA SANTOS NEVES - UFSB
Externo à Instituição - JORGE LUIZ FORTUNA - UNEB