Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA SEYMOUR GALAMA

DISCENTE : LÍVIA SEYMOUR GALAMA
DATA : 24/11/2020
LOCAL: sala virtual com link de transmissão meet.google.com/kzk-aihp-zhq

Sociedades Sustentáveis e Educação Ambiental na Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira

Educação ambiental crítica. Educação indígena. Povos tradicionais. Povos originários. Pataxó. Reserva da Jaqueira.

O trabalho pretende compreender as ações educativas de caráter socioambiental da Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira (Porto Seguro, BA), tentando correlacioná-las com o conceito de Educação Ambiental (EA) Crítica. A educação aqui citada baseia-se nos conceitos e na práxis de educação desenvolvidos por Paulo Freire (1967), como pode ser observado em Educação como Prática da Liberdade. Utilizando-se da observação-participante e do diário de campo como método principal para coleta de dados, acompanhou-se as aulas das turmas multisseriadas do Ensino Fundamental I do período matutino e vespertino em dois dias da semana durante o período de 23 de abril a 10 de dezembro de 2019, durante o andamento das aulas enquanto a pesquisadora auxiliava os professores em suas atividades. Complementando a observação-participante e o diário de campo, foi realizada a interpretação do conteúdo da produção literária indígena Pataxó encontrada na biblioteca da escola e utilizada pelos professores e alunos para atividades de leitura. Assim, para produção da análise, os dados encontrados na literatura indígena, nas observações feitas em campo e registradas no diário foram correlacionadas com os referenciais teóricos representativos da EA Crítica. Além disso, como parte da análise foi realizado o preenchimento da Matriz Para Avaliação dos Projetos de Educação Ambiental desenvolvida pela Profa. Dra. Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto. A partir dessas análises pôde-se perceber que as atividades da Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira possuem características da EA Crítica na maioria das suas ações dentro e fora de sala de aula caracterizando-se como emancipatórias, além de interdisciplinares. Constantemente retomam questões socioambientais e culturais nas atividades fomentando o discurso crítico para o fortalecimento e permanência da cultura indígena, explanando e debatendo assuntos como, o manejo do ambiente, reconhecimento de plantas, o grafismo Pataxó, utilização de materiais naturais, fortalecimento do grupo através de vestes e rituais, contação de histórias, músicas, ensino do Patxohã (língua Pataxó), manutenção da cultura e do grupo através do ensino passado de geração a geração, entre tantos outros meios que caracterizam o ensino da escola como um fomentador do desenvolvimento de sociedades sustentáveis.

Externo ao Programa - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Presidente - 1782304 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS