Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental na Escola Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo em Ilhéus - BA
Direito à educação ambiental. Educação Indígena. Legislação educacional. Meio Ambiente. Políticas Públicas.
A presente pesquisa busca identificar as práticas pedagógicas de educação ambiental ocorridas na sede do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo em Ilhéus – BA para assim compreender se a garantia constitucional de promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino alcança o ambiente escolar pesquisado. Identificando ainda se há na instituição educacional reflexos dos efeitos jurídicos e sociais conforme previstos nos dispositivos legais que garantem a promoção da educação ambiental, além da conscientização para a preservação do meio ambiente. Destaque-se que segundo Sorrentino (1995), o objetivo maior da EA é “contribuir para a conservação da biodiversidade, para a auto-realização individual e comunitária e para a autogestão política e econômica, através de processos educativos que promovam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida”. Realizou-se por meio de uma metodologia qualitativa, com pesquisa bibliográfica e coleta de dados através de questionários e entrevistas, no intento de produzir um estudo de caso da Educação Ambiental Indígena na escola supracitada que está localizada em uma comunidade indígena Tupinambá marcada por histórias de lutas e muita resistência, vez que localizada no “berço” da colonização portuguesa em terras brasileiras. Para tanto o presente trabalho objetiva identificar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo em Ilhéus – BA, contrastando os dados obtidos com as legislações em vigor, para assim dar um retorno ao Poder Público e às instituições de ensino, bem como à sociedade em geral, sobretudo à população local, para que possam refletir, e buscar a efetivação dos seus direitos através de políticas públicas, despertando uma consciência social e ecológica como forma de melhoria da qualidade de vida, contribuindo assim para o desenvolvimento social.