Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO SIMOES TESSMANN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO SIMOES TESSMANN
DATA : 14/04/2021
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/zws-uctn-hpx
TÍTULO:

Título do trabalho 1: Levantamento de bioprodutos obtidos de resíduos agroindustriais vegetais:  em busca de novas oportunidades para a região do Extremo Sul da Bahia, Brasil


Título do trabalho 2: Análise da viabilidade econômica da produção de briquetes: oportunidade sustentável  de renda para novos empreendedores. 



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave Trabalho 1: Bioinsumos. Cana-de-açúcar. Logística reversa. Meio Ambiente. Tecnologia  Ambiental. 


Palavras-chave Trabalho 2: Agroindústria; Bioeconomia; Biomassa; Extremo Sul da Bahia, Logística Reversa.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Resumo do trabalho 1: analisar o potencial da elaboração de bioprodutos com resíduos agroindustriais para as  culturas do Extremo Sul da Bahia, Brasil, através da realização de um levantamento descritivo da  geração ocorrida em outras regiões. 

Metodologia: revisão sistemática realizada através da busca de artigos científicos nas bases  SciELO, Scopus e Web of Science, utilizando as palavras-chave "bioproduct" e "waste". Relevância: a expansão da produção agrícola está cada vez mais ampliada, ocasionada pelo  crescimento populacional, o que resulta na geração de maiores quantidades de resíduos, causando  severos danos ao meio ambiente. 

Resultados: os artigos reportaram 74 resíduos agroindustriais derivados de 48 produtos agrícolas  que geraram mais de 200 bioprodutos. 

Contribuições: reduzir drasticamente os impactos causados ao meio ambiente, além de agregar  valor comercial e aumento da rentabilidade dos empreendimentos. 

Conclusão: biocarvão, briquetes e fertilizantes se apresentam como os processos mais viáveis  economicamente para serem implantados na região do Extremo Sul da Bahia.


Resumo do trabalho 2: Uma das principais culturas do Extremo Sul da Bahia é a de cana-de-açúcar que somente em 2019 gerou,  após ser processada, aproximadamente 779,2 mil toneladas de bagaço, sendo que 40% (311,7 mil toneladas)  não foram aproveitados e foram descartados no meio ambiente.O objetivo desta investigação é analisar a  viabilidade da produção de briquetes (lenhas ecológicas) utilizando como matéria-prima secundária o  bagaço, resíduo no processamento da cana-de-açúcar, trazendo nova oportunidade de renda para  agroindústrias do Extremo Sul da Bahia, Brasil.Para o dimensionamento da geração e utilização do bagaço  de cana-de-açúcar e o processo de briquetagem com este tipo de resíduo, foi efetuada uma pesquisa  exploratória que visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses. A  coleta de dados foi efetuada através de pesquisa bibliográfica,e pesquisa de mercado direto com  fornecedores. Para realização da análise financeira do empreendimento e verificação do Payback, Taxa  Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL) utilizou-se o Microsoft Excel. A análise financeira,  para a produção de 54 toneladas de briquetes por mês, apresentou um lucro líquido após Imposto de Renda  de R$3.083.606,04 em 10 anos, TIR de 128%, VPL de R$1.118.003,96, Payback de apenas 10 meses e Taxa  Mínima de Atratividade superior a 18%. A análise financeira mostrou-se atrativa para a implantação de uma  planta industrial de briquetes com utilização de bagaço de cana-de-açúcar no Extremo Sul da Bahia,  considerando a capacidade de produção da planta industrial definida e a quantidade de bagaço de cana-de açúcar gerado na região.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 006.319.425-21 - THYANE VIANA DA CRUZ - IFBA
Externo à Instituição - ANDRÉ BURIGO LEITE - IFBA
Externo à Instituição - ROGÉRIO OLIVEIRA DE MELO - IFPE
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod