SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ DA RESERVA DA JAQUEIRA
Educação Ambiental Crítica; educação indígena; povos tradicionais; povos originários; Pataxó;
Reserva da Jaqueira.
Este trabalho pretende compreender as ações educativas de caráter socioambiental da Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira (Porto Seguro, BA), tentando correlacioná-las com o conceito de educação ambiental (EA) crítica. Utilizando a observação participante e o diário de campo como métodos para a coleta de dados, a pesquisadora acompanhou as aulas e auxiliou os professores das turmas multisseriadas do Ensino Fundamental I do s períodos matutino e vespertino em dois dias da semana, entre abril e dezembro de 2019, totalizando cerca de 136 horas de atividades de pesquisa em campo. Complementando a observação participante e o diário de campo, foi realizada a interpretação do conteúdo da produção literária indígena Pataxó encontrada na biblioteca da escola e utilizada pelos professores e alunos para atividades de leitura. Assim, os dados encontrados na literatura indígena e nas observações feitas em campo, registradas no diário, foram correlacionadas com os referenciais teóricos representativos da EA crítica. Pôde-se perceber que as atividades da Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira possuem características da EA crítica na maioria das suas ações dentro e fora de sala de aula, caracterizando-se como emancipatórias, além de interdisciplinares e transdisciplinares. Contudo, também ficou claro que essas ações precedem os conceit os de EA crítica. A ações socioeducativas realizadas na escola constantemente retomam questões socioambientais e culturais nas atividades, fomentando o discurso crítico para o fortalecimento e a permanência da cultura indígena, explanando e debatendo assuntos como manejo do ambiente, reconhecimento de plantas, grafismo Pataxó, utilização de materiais naturais, fortalecimento do povo
através de vestes e rituais, contação de histórias, músicas, ensino do patxohã (língua Pataxó), manutenção da cultura e do grupo através do ensino passado de geração a geração, entre tantos outros meios que caracterizam o ensino da escola como um fomentador do desenvolvimento de sociedades sustentáveis.