Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA ALBUQUERQUE LUCIO DA SILVA

DISCENTE : GABRIELA ALBUQUERQUE LUCIO DA SILVA
DATA : 30/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/cvs-wwbr-tzt

Unidade de Conservação, Câmara Temática de Educação Ambiental e diálogos com Espinosa: rumo às sociedades sustentáveis?

Educação Ambiental, Potência de Agir, Unidade de Conservação, Políticas Públicas.

Com a crise da modernidade, ditada pelo consumo alienante e uso inconsequente dos recursos naturais, políticas públicas ambientais foram necessárias para mediar a relação entre a natureza e a sociedade. Considera-se o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA duas dessas políticas. Neste trabalho, temos como área de estudo uma Unidade de Conservação - UC classificada como Parque Nacional (PARNA): o Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB). Nosso objetivo geral é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através da análise de possíveis nexos entre a constituição de um colegiado socioambiental - Câmara Temática de Educação Ambiental (CTEA) - de uma Unidade de Conservação e o aumento da potência de agir deste coletivo e dos envolvidos no processo de sua fundação. Adotamos como metodologia o estudo de caso e escolhemos as seguintes ferramentas para a sua execução: triangulação, análise documental, entrevistas narrativas e análise de conteúdo. Faremos a análise dos resultados sob a ótica da filosofia de Espinosa. Assim, esperamos responder à pergunta problema deste trabalho: “A fundação de um colegiado socioambiental em uma Unidade de Conservação, pode aumentar a potência de agir dos envolvidos nesse processo?”. Esperamos encontrar uma relação recíproca entre a participação e a potência de agir, refletindo uma melhora no relacionamento da UC com a comunidade de seu entorno. Também esperamos encontrar impactos positivos quando se oportuniza espaços de diálogo e participação em uma UC, tanto para a área ambiental, ampliando uma consciência ecológica democrática, como para a área social, com o incremento da potência de agir da CTEA do PNPB e de seus integrantes. Essa pesquisa se constitui em uma possível ferramenta no auxílio para a construção de sociedades sustentáveis, na qual todos e todas são atores participativos.

Presidente - 2255983 - CATARINA DA ROCHA MARCOLIN
Interno - 1563747 - MARCOS EDUARDO CORDEIRO BERNARDES