Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO FERNANDES ANTONIO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO FERNANDES ANTONIO SANTOS
DATA : 24/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual webconferência https://meet.google.com/mjv-kzzm-gud
TÍTULO:

Unidades de coservação e sociedades sustentáveis: a educação ambiental desenvolvida nas UC da Costa do Descobrimento - BA


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas públicas de educação ambiental. Questionário modelo multi-resposta. Sustentabilidade. Costa do Descobrimento/Bahia. Análise textual discursiva. Educação ambiental.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

As transformações ambientais, provocadas pelas ações humanas no último século, despertaram a atenção da sociedade para a necessidade de construção de alternativas de futuro. No combate a crise socioambiental que nos acomete, duas estratégias ganham espaço no cenário nacional, a Educação Ambiental e as Unidades de Conservação. A complexidade das relações socioeconômicas e ambientais demanda que a Educação Ambiental trabalhe de maneira crítica e transformadora, indo além da informação ambiental. As Unidades de Conservação são mais que “reservas de natureza”, são espaços com grande potencial educador e para cumprir esse papel devem ter a Educação Ambiental assimilada em suas estruturas. A Costa do Descobrimento na Bahia é um território que apresenta diferentes conflitos socioambientais e diversas Unidades de Conservação. Neste trabalho analisamos as práticas de Educação Ambiental pretendidas e desenvolvidas nestas Unidades de Conservação, e as concepções das gestoras destas unidades sobre essas práticas. Através de documentos de gestão da unidade investigaremos a presença e as características das atividades educativas previstas para esses espaços. Realizamos entrevistas com sujeitos que desempenham papel fundamental na construção e implementação dessas práticas e construímos um questionário modelo multiresposta para ser respondido por esses sujeitos. Além de levantar ações realizadas, através da Análise Textual Discursiva, procuramos compreender como são apresentadas os conceitos Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Após este levantamento poderemos entender se estes conceitos se aproximam do previsto nas políticas públicas de Educação Ambiental e, consequentemente, do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. O mapeamento das Unidades de Conservação e suas ações educativas possibilitam o planejamento de ações e intervenções que visem o aprofundamento e expansão das práticas de Educação Ambiental, com objetivo de contribuir, no território, para a transição para Sociedades Sustentáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563747 - MARCOS EDUARDO CORDEIRO BERNARDES
Externo à Instituição - RODRIGO MACHADO - USP
Externa à Instituição - MARIA RITA AVANZI - UnB
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod