Banca de DEFESA: MARILUA ÁUREA DAMASCENO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARILUA ÁUREA DAMASCENO BARBOSA
DATA : 08/07/2022
LOCAL: Metapresencial

Uma análise do processo de elaboração do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal do Sul da Bahia à Luz da Educação Ambiental.

Diálogo, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Participação, PLS.

As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES são, por excelência, os espaços de reflexão sobre os desafios da sociedade, de produção de conhecimento e de desenvolvimento de soluções para fazer frente a estes desafios. Adicionalmente, os postos decisórios no âmbito de políticas públicas, bem como em ambientes da iniciativa privada, via de regra, são ocupados por pessoas formadas pelas Instituições de Ensino Superior - IES. Neste sentido, as experiências produzidas pelas IES desempenham importante papel na orientação das escolhas feitas pela sociedade. Todavia, promover a sustentabilidade na administração pública é um grande desafio. Pensando nisto, o Governo Federal brasileiro publicou o decreto n° 7.746/12, estabelecendo critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, cabendo à administração pública federal direta, autárquica e fundacional e às empresas estatais dependentes a elaboração e a implementação de Planos de Gestão de Logística Sustentável-PLS. Em essência, o PLS é um instrumento de planejamento que orienta as ações da administração pública para atender aspectos da sustentabilidade. Embora os critérios mínimos definidos pelos documentos que normatizam a construção do PLS sejam voltados para aspectos de consumo e de logística, há espaço para reflexão e planejamento de ações que ampliem os interesses dos grupos sociais. Desde que as pautas ambientais começaram a ganhar espaço nas décadas de 60/70, concepções sobre diversos entendimentos do que vem a ser Sustentabilidade, Meio Ambiente e Educação Ambiental vem ampliando seu campo de debate. Compreendemos que as IES são espaços privilegiados de construção de consensos para a sociedade e que o PLS pode se tornar um instrumento que busca não apenas a promoção do desenvolvimento sustentável, mas abre caminho para a possibilidade da construção de diálogo. O estudo aqui apresentado analisou a construção do PLS da UFSB buscando identificar os caminhos da sustentabilidade na instituição e ampliou o estudo para outras IFES no Brasil, buscando entender como outras instituições lidam com a construção desses planos. Um resultado importante desta pesquisa está na definição da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA como iniciativa a ser observada dentro do plano trazendo princípios básicos da política como o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e objetivos como o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente fortalecendo o diálogo institucional dentro do processo de construção do plano.

Presidente - 1041340 - LEONARDO EVANGELISTA MORAES
Interno - 1563747 - MARCOS EDUARDO CORDEIRO BERNARDES
Externo à Instituição - MARCOS SORRENTINO - USP
Externa ao Programa - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS