Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLANA SOUZA DE CARVALHO

LOCAL: metapresencial meet.google.com/zss-hqnj-omv

USO DE SOLVENTE VERDES NA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE MICONIA ALBICANS

Vegetais; fitoterápicos; atividade antioxidante

Há muito tempo o ser humano utiliza espécies vegetais para procedimentos medicinais e muitas substâncias responsáveis pela ação já foram isoladas e identificadas. Entretanto, ainda existe vasto número de plantas cuja composição química é desconhecida. Várias técnicas são utilizadas para extração de constituintes químicos de espécies vegetais, uma delas é o emprego de solventes orgânicos voláteis como etanol, metanol, acetato de etila ou suas misturas que em geral, apesar de ser eficaz nestes processos apresentam grande inflamabilidade, custo elevado, alta toxicidade, longo tempo para extração e não biodegradabilidade, o que contradiz a ideia da Química Verde, que busca processos eficientes e ambientalmente corretos. O desenvolvimento de solventes verdes como os Eutéticos (Deep Eutectic Solvents - DESs) para a extração de compostos bioativos surgem como uma opção mais limpa e ambientalmente amigáveis, já que possuem menor toxicidade, baixo custo, são biodegradáveis, alta estabilidade, além de ser de fácil preparação em relação aos solventes convencionais. Desta forma, neste trabalho foram preparados solventes eutéticos a base de cloreto de colina, ureia e ácido cítrico para extração de compostos bioativos da Miconia albicans comercializada e in natura, foram realizadas avaliações in vitro da atividade antioxidante pelo método de sequestro com o radical livre DPPH, avaliação da composição de fenólicos e flavonoides totais em comparação aos solventes convencionais comumente utilizados (etanol e metanol). Os resultados indicaram que os extratos preparados pelos DESs da Miconia albicans apresentaram elevados teores de fenólicos e flavonoides, 978,6 µg EAG/mL e 73 µg EQ/mL, em comparação aos solventes tradicionais que apresentaram valores de 930,2 µg EAG/mL e 36 µg EQ/mL respectivamente. Entretanto, para os resultados de atividade antioxidante os solventes eutéticos apresentaram baixo índice atividade antioxidante (IAA=0,25 e 0,41 µg/mL) enquanto os solventes convencionais exibiram IAA índice moderado (0,7 e 0,92 µg/mL).

Presidente - 971.189.235-91 - LUCIANO DA SILVA LIMA - IFBA
Interno - 962.287.925-04 - ALLISON GONÇALVES SILVA - IFBA