Banca de DEFESA: LEANDRO SANTANA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO SANTANA SOUZA
DATA : 23/02/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Metapresencial Link:
TÍTULO:

DIAGNOSTICO AMBIENTAL EM TERRITÓRIO NOS POVOS ORIGINÁRIOS: UMA PROPOSTA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A ALDEIA DA JAQUEIRA EM PORTO SEGURO-BA.


PALAVRAS-CHAVES:

Reserva da Jaqueira, meio ambiente, Gestão ambiental


PÁGINAS: 18
RESUMO:

Porto Seguro, localizado na região econômica do Extremo Sul da Bahia é um território onde as comunidades indígenas estão presentes em nosso cotidiano das cidades. Um dos problemas dessa relação está na dicotomia entre a preservação cultural desses povos e a inevitável influência de fatores externos em seus territórios, como por exemplo, o turismo e, um certo grau de urbanização. Por outro lado, essa relação é fundamental para sua sobrevivência econômica

Para esta pesquisa, o foco de atuação foi direcionado para a Reserva Pataxó da Jaqueira (RPJ), integrada ao território indígena da Aldeia de Coroa Vermelha. A Reserva faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) de Coroa Vermelha, de Santa Cruz de Cabrália, segundo decreto estadual de criação nº 2.184 de 07 de junho de 1993, e tem uma importância significativa para a região por possuir características de preservação ambiental e fortalecimento cultural indígena (CASTRO, 2008).

Os pataxós são um povo indígena brasileiro seminômade de língua da família maxakali, do tronco macro-jê. Vivem em sua maioria na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, ao sul do município de Porto Seguro , município do Estado da Bahia, menos de um quilômetro da costa, entre as embocaduras dos rios Caraíva e Corumbau. O território entre esses dois rios, o mar a leste e o Monte Pascoal a oeste é reconhecido pelos pataxós como suas terras tradicionais, as quais abrangem uma área de 20.000 hectares.

Os povos originários possuem uma cultura que sofre uma série de esteriótipos advindos do processo de globalização. Como há muitos e distintos costumes, a tendência é que as informações se confundam e que as mídias digitais e televisivas mostrem algo totalmente disperso daquilo que se julga como realidade. A aproximação com a cultura Pataxó faz perceber a distancia daquilo que é dito e o que é a verdade. Partindo deste princípio vem a reflexão de inúmeros fatores, como por exemplo a questão de ocupação territorial e gestão ambiental, motivação que levou a esta pesquisa, para sim, aprender, dividir conhecimentos e apresentar propostas alternativas que possam melhorar a rotina da comunidade a ser pesquisada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSUE LEITE DOS SANTOS - UFBA
Externo à Instituição - LEONARDO THOMPSON DA SILVA - IFBA
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA LIMA - IFBA
Presidente - ***.180.246-** - SEBASTIÃO PINHEIRO GONÇALVES DE CERQUEIRA NETO - IFBA
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 14:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod