PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS OLIMPIO DE LIMA SILVA

DISCENTE : JONAS OLIMPIO DE LIMA SILVA
DATA : 07/07/2022

Nutrição mineral do cacaueiro conduzido em sistema a pleno sol e tradicional de cultivo

Theobroma cacao, ciclagem de nutrientes, adubação verde, cabruca

O uso de plantas de cobertura consorciadas com culturas perenes tem proporcionado melhorias na qualidade física, química e biológica do solo. A associação de cacaueiros em sistema à pleno sol com plantas de cobertura é uma prática recente na região Sul da Bahia e necessita de avaliações. Dessa forma,o estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a nutrição mineral do cacaueiro conduzido em sistema a pleno solconsorciado com plantas de cobertura de solo e sistema tradicional de cultivo. O experimento foi conduzido na CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira) em Ilhéus, BA.O sistema a pleno sol foi realizado em delineamento de blocos,casualizados, com 04 tratamentos (braquiária, leguminosas, plantas espontâneas e sem cobertura de solo) e 04 repetições. Avaliou-se também um sistema agroflorestal, considerado de referência, instalado em área próxima do sistema à pleno sol. O sistema a pleno sol foi implantado em julho de 2019 com espaçamento de 1,5m x 4,0m, entre plantas e entrelinhas, respectivamente. Foi utilizado sombreamento inicial com mandioca, o qual foi totalmente suprimido para implantação dos tratamentos. Em março de 2020 as plantas de cobertura foram semeadas à lanço nas entrelinhas dos cacaueiros e após o desenvolvimento pleno (floração), foi manejada a parte aérea, através de roçada. Foi realizada amostragem de solo na camada de 0-20 cm e de folhas sadias dos cacaueiros para análises da composição nutricional, nos anos 2020 e 2021 para avaliação da composição nutricional (macro e micronutrientes). O consórcio de braquiária com cacaueiros em sistema à pleno sol elevou os teores de potássio aproximadamente 3 vezes em relação aos teores iniciais desse elemento no solo.  O uso de plantas de cobertura em sistema a pleno sol diminuiu os teores de nitrogênio e zinco foliares e aumentou os teores de potássio nos anos avaliados. O sistema a pleno sol dessecado, consorciado com vegetação espontânea e leguminosas apresentou elevação dos teores de fósforo foliar em relação ao consórcio com braquiária. O sistema a pleno sol apresentou maiores teores de potássio no solo em todos os tratamentos estudados comparado ao sistema agroflorestal. Por outro lado o sistema agroflorestal apresentou maiores teores de matéria orgânica em relação ao sistema à pleno sol descoberto e consorciado com vegetação espontânea. Apresentou também maiores teores de Zn em relação ao sistema a pleno sol consociado com leguminosas e maiores teores de B quando comparado ao sistema a pleno sol consorciado com plantas espontâneas. O sistema agroflorestal apresentou teores foliares de nitrogênio, potássio, fósforo (apenas no tratamento com braquiária), ferro e cobre superiores ao sistema à pleno sol. Enquanto que os elementos cálcio, magnésio e zinco (tratamento braquiária) foram superiores no sistema à pleno sol em relação ao agroflorestal.

Presidente - 1126298 - JAQUELINE DALLA ROSA
Externo ao Programa - 1720621 - CARLOS EDUARDO PEREIRA