PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de DEFESA: REBECCA CAMILLY GALVAO DOS SANTOS

DISCENTE : REBECCA CAMILLY GALVAO DOS SANTOS
DATA : 30/09/2022
LOCAL: meet.google.com/oda-aeho-uoo

Modelagem Hidrológica e Dinâmica do Uso da Terra na Bacia do Rio Cachoeira-Bahia, Brasil

Modelo Hidrológico; SWAT; Sistema de Informações Geográficas; Uso da Terra.

Entre os recursos naturais essenciais, a água apresenta destaque, pois sua manutenção em condições ideais é necessária a todo tipo de vida no planeta. No entanto, diversos fatores têm ocasionado impactos negativos na oferta dos recursos hídricos. Assim, para o gerenciamento adequado dos recursos hídricos é fundamental conhecer o comportamento hidrológico de bacias hidrográficas, seus regimes de variação de vazões e, principalmente, suas relações com os agentes econômicos e socioambientais presentes na área de contribuição da bacia. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a dinâmica do uso da terra e realizar a modelagem hidrológica para a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira (BHRC), utilizando o modelo Soil & Water Assessment Tool (SWAT). O SWAT é um modelo hidrológico que permite representar distintos processos físicos em uma bacia hidrográfica como a evapotranspiração, a infiltração, o escoamento de água, entre outros processos. Metodologia – Para análise do uso da terra para a série temporal escolhida neste estudo, foi utilizado o r.report do QGIS, sendo inseridos os mapas dos anos 1985 e 2020. Para as etapas de execução dentro do SWAT, utilizou-se mapas de tipos de solos, modelo digital de elevação (MDE) e de uso e cobertura da terra do projeto Mapbiomas, utilizou-se também, séries de dados climáticos da área em estudo. Como resultado, modelo SWAT, tendo como base o MDE da área em estudo, processou satisfatoriamente a delimitação da área de drenagem da bacia. Com relação ao uso da terra na bacia, ressalta-se o aumento da área urbanizada, mineração e outras áreas não vegetadas para o período de 1985-2020. O modelo subestimou eventos com vazões de pico, ainda assim, as vazões simuladas apresentaram relação satisfatória com as vazões observadas para a bacia com um R2 de 0,5725. Os resultados encontrados nesse estudo mostram que o modelo SWAT é uma ferramenta eficaz na simulação de processos hidrológicos em uma bacia hidrográfica, e, consequentemente, para o gerenciamento dos recursos hídricos.

Presidente - 1059478 - GERSON DOS SANTOS LISBOA
Interno - 1993763 - VINICIUS DE AMORIM SILVA