PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBEM PEDREIRA DE SOUZA

DISCENTE : RUBEM PEDREIRA DE SOUZA
DATA : 23/02/2023
LOCAL: LINK: http://meet.google.com/bav-zdoj-wpg

Potencialidades do Modelo Digital de Elevação (MDE) gerado por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) no mapeamento de zonas de praia

VANT, Acurácia Posicional, Mapeamento Costeiro

Em todas as áreas sedimentares expostas a ondas existem praias. Elas estão entre os sistemas físicos mais dinâmicos da superfície da terra, ocorrendo em costas onde haja sedimentos suficientes para que as ondas os depositem acima do nível do mar. Como consequência da dinâmica própria desses sistemas, inúmeras orlas de praias urbanizadas sofrem com as erosões e acreções costeiras. Este fato ocasiona uma série de problemas relacionados, sendo os mais relevantes, aqueles provenientes da interação entre a ocupação não planejada com áreas sujeitas a processos naturais de erosão costeira. Assim, o devido acompanhamento da dinâmica de erosão/acreção de forma que se possa predizer os estágios esperados na variação tanto da morfologia quanto da linha de costa em si, implica diretamente no grau de sucesso das ações relacionadas ao gerenciamento costeiro voltado para as praias. Para identificação, monitoramento e classificação do ambiente de praias torna-se necessário a obtenção de informações quadridimensionais (X, Y, Z, t), do Modelo Digital do Elevação (MDE), dentre outras,  informações estas que tradicionalmente eram geradas a partir de levantamentos topográficos em campo ou a partir de imagens de satélites. Como forma de dinamizar estes trabalhos, o mercado profissional e acadêmico, amparado nos estudos científicos, na viabilidade econômica e agilidade, vem cada vez mais fazendo uso da tecnologia dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) associados a sensores embarcados, cuja eficiência é comprovada em diversos estudos das mais diversas áreas. Além disso, os resultados obtidos também apontam para as potencialidades da utilização da ferramenta VANT em estudos de morfodinâmica costeira, podendo ser utilizado tanto para análises qualitativas (fotografias oblíquas) como para análises quantitativas (fotografias verticais). Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo principal avaliar a acurácia posicional de produtos gerados a partir de voos realizados com a mesma aeronave (Phantom 4 Pro) sobre um mesmo trecho de praia na cidade de Ilhéus-Ba, no mesmo dia, utilizando os mesmos parâmetros técnicos, porém variando as alturas e métodos de processamento como a quantidade de pontos de controle e de verificação a serem considerados. Os resultados serão avaliados de acordo com o padrão de acurácia posicional brasileiro (Decreto 89.817/84 aliado à ET-ADGV / ET-CQDG).

Interno - 1721006 - MARCELO SOARES TELES SANTOS
Externo à Instituição - NIEL NASCIMENTO TEIXEIRA - UESC-BA