PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de DEFESA: ERICA DE JESUS PORTUGAL

DISCENTE : ERICA DE JESUS PORTUGAL
DATA : 31/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/agg-xdnq-gbo?authuser=0

Quintais Produtivos Agroecológicos e Educação Ambiental: Uma experiência de pesquisa-ação em Santa cruz Cabrália - BA.

Quintais produtivos, Agroecologia, Educação ambiental Crítica.

Conhecer os processos produtivos embasados na Agroecologia é um caminho para se compreender práticas de consciência ambiental atuais e a realidade da Educação Ambiental na perspectiva transformadora, emancipatória e crítica. Tais processos produtivos nesse Estudo em andamento, possuem nos quintais produtivos dos moradores do Bairro de Nova Cabrália, município de Santa Cruz de Cabrália-BA, ambientes capazes de articular problemas ambientais gerados no bairro e na cidade, em sintonia com políticas públicas de educação ambiental do município. O quintal produtivo agroecológico tem papel fundamental nesse campo legal, por integrar ao conceito de educação ambiental o da agroecologia enquanto ciência, cujo foco é enfrentar a degradação ambiental, local e planetária de forma consistente, pois insere a comunidade local, o grupo doméstico, que geram identidade e coesão em uma rede social. E ainda, demonstra diferentes diretrizes para um cultivo agrícola sustentável, saudável, do ponto de vista ambiental. Os quintais são áreas em torno das casas, e prestam assistência a várias atividades do dia a dia. Possibilitam o cultivo de espécies arbóreas, frutíferas, vegetais, ornamentais e criação de animais. Resgata os conhecimentos tradicionais e ancestrais, tendo em sua lógica o cultivo e a reprodução das sementes crioulas, das plantas medicinais, que interagem com a produção das variedades que fornecem fruto, juntamente com as flores. Há também a incorporação de animais de pequeno porte, como: aves, suínos, ovinos e caprinos. Assim, os quintais produtivos são unidades de produção diversificada, conservação da biodiversidade e preservação ambiental. Cujos saberes construídos por meio da Ação-Reflexão entre Pesquisandos e Pesquisadora, compreende as questões ambientais como sociais e históricas, relações direta da comunidade com os recursos naturais (água, solos, floresta), valorização do diálogo e metodologias participativas na busca da resolução dos desafios ambientais que favoreçam a comunidade do bairro. Perspectiva que a Educação Ambiental Critica igualmente defende, bem como, valorização do conhecimento e manifestações populares e não apenas do conhecimento científico. Nessa direção, essa Pesquisa formulou a seguinte pergunta: Como os quintais produtivos agroecológicos se constituem em espaços promotores da educação ambiental crítica? Tal indagação mostra-se relevante, uma vez que, se associa diretamente aos saberes construídos coletivamente entre os participantes da pesquisa e coletivamente também são modificados ou articulam-se entre si. Bem como, revelam percepções próprias e elevam níveis de cooperação e participação deles na transformação da realidade. Alcançando assim, estreita afinidade das ações, com a resolução de desafios ambientais. Dessa forma, a Pesquisa-ação, enquanto recurso metodológico qualitativo, promove suporte adequado e preciso ao Estudo. Pois, possibilita aos pesquisandos, maior eficiência e preparo nas respostas a estes desafios. Por meio dessa compreensão, essa Pesquisa visa ainda, aprofundar conhecimentos sobre o processo de envolvimento comunitário na criação dos quintais produtivos agroecológicos, na relação com a política pública municipal de educação ambiental, e contribuir para seu aprimoramento teórico-metodológico no município de Santa Cruz de Cabrália-BA.

Externo à Instituição - EMERSON ANTONIO ROCHA MELO DE LUCENA - UESC-BA
Presidente - 31330 - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR