PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de DEFESA: THAMIRES OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : THAMIRES OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 18/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/isf-dnaa-pvt?authuser=0

GEOMORFOMETRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA, BAHIA (BRASIL)

Características morfométricas, Declividade, Impactos socioambientais, Nascentes.

A geomorfologia fluvial é essencial para entender o comportamento da água no relevo. A água é um elemento essencial para o funcionamento dos ecossistemas e da vida. A vegetação sempre teve uma relação de dependência com a água, tendo-se em vista que a distribuição fitogeográfica é função da disponibilidade hídrica. E quanto se trata da relação entre a água e a vegetação, logo se tem como exemplos os rios e as matas ciliares. O presente trabalho tem como objetivo analisar a geomorfometria e sua influência na dinâmica hidrológica da bacia hidrográfica do Rio Almada (BHRA).  Adota-se como procedimento metodológico: as técnicas de geoprocessamento; o processamento de imagens ópticas e de radar, e visitas in loco para a validação de dados em campo. Na validação de dados em campo utilizou o aparelho receptor Global Positioning System (GPS), e fotografias digitais. Identificou-se que a bacia, em evidencia, apresenta uma área de drenagem de 1 567 km2, e um perímetro de 336 km. A BHRA apresenta um formato alongado, com a predominância do relevo ondulado, sendo classificada como (de até) 4ª ordem de drenagem. A classificação das suas nascentes é realizada a partir do IIAN. Com resultados, espera-se que este trabalho sirva de subsídio para análise e estudos ambientais na área,e sirva de referência para as tomadas de decisões, considerando-se o ponto de vista sustentável.

Presidente - 1993763 - VINICIUS DE AMORIM SILVA
Interno - 1861478 - ROBSON DA SILVA MAGALHAES