PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de DEFESA: RUBEM PEDREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUBEM PEDREIRA DE SOUZA
DATA : 29/11/2023
LOCAL: CAMPUS JORGE AMADO

Potencialidades do Modelo Digital de Elevação (MDE) gerado por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) no mapeamento de zonas de praia

VANT, Acurácia Posicional, Mapeamento Costeiro

Este trabalho apresentou uma metodologia utilizada para geração e avaliação de Modelo Digital de Elevação (MDE) de zonas de praia, a partir de um estudo de caso realizado no litoral norte de Ilhéus/BA, Brasil. Foram realizados voos com a mesma aeronave (Phantom 4 Pro) sobre um mesmo trecho de praia, no mesmo dia, utilizando os mesmos parâmetros técnicos, porém, variando as alturas de voo, de 80, 100 e 120 m. A geração de um MDE através do processamento de dados obtidos por um sensor embarcado na Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) envolveu várias etapas, principalmente: seleção da área de estudo, documentação da ARP para realização de voo, planejamento de voo, implantação de Pontos de Controle (PC) e Pontos de Verificação (PV), coleta de dados e processamento das imagens obtidas a partir de um sensor transportado pela ARP sobre a área de estudo, geração e avaliação de MDE. A avaliação dos modelos, a partir de PVs externos posicionados com GNSS, revelaram uma acurácia de poucos centímetros na planimetria e na altimetria em todas as alturas de voos. Essa boa acurácia, além da alta resolução espacial dos modelos, permitiu a modelagem adequada de superfícies de praia e a extração de perfis altimétricos em toda a área de estudo, importantes em inúmeras aplicações costeiras. Assim, esse trabalho contribuiu para desenvolvimento e disseminação de pesquisas nas áreas de modelagem e monitoramento costeiro de precisão, em escala operacional.

Presidente - 1721006 - MARCELO SOARES TELES SANTOS
Interno - 3027166 - NARCISIO CABRAL DE ARAUJO