PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Telefone/Ramal: (73) 3214-3288

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO SÉRGIO VILA NOVA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO SÉRGIO VILA NOVA SOUZA
DATA : 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/robson-da-silva-magalhaes
TÍTULO:

O potencial para geração de crédito de carbono florestal no Sul da Bahia, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

bacia hidrográfica; serviços ambientais; mercado de carbono florestal; sistema de informações geográficas; Mata Atlântica. 


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas são sentidos e percebidos de forma cada vez mais clara e geram consequências ambientais, sociais e econômicas. O aumento da temperatura global, eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar, perda da biodiversidade, escassez de água e alteração do bem-estar da humanidade, são resultados da intensificação da queima de combustíveis fósseis e dos desmatamentos. Reduzir as emissões dos gases que geram o efeito estufa, através de mudanças na matriz energética e na redução do desmatamento, é necessário. Além disso, é preciso remover parte dos gases que já foram emitidos na atmosfera. Projetos de crédito de carbono representam um instrumento econômico capaz de conter o desmatamento e retirar carbono da atmosfera, recompensando financeiramente os atores envolvidos. Tendo em vista a paisagem predominantemente florestada da região Sul da Bahia, da sua rica biodiversidade e da sua sociodiversidade, este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de geração de crédito de carbono no Sul da Bahia, considerando a realidade das bacias hidrográficas dos rios Una e Almada. Este objetivo geral está subdividido nos seguintes objetivos específicos: analisar a produção científica relacionada a projetos de crédito de carbono florestal no Brasil; identificar os vetores determinantes de transformação da paisagem florestada na região; analisar a dinâmica da cobertura e uso da terra no período de 1986 a 2021; levantar o potencial de estoque de carbono, e; analisar a aplicação dos critérios de elegibilidade para projetos de créditos de carbono nas bacias hidrográficas dos rios Almada e Una. Neste sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta: Quais as possibilidades para geração de crédito de carbono florestal no Sul da Bahia? Com base nesta questão norteadora e no objetivo geral, os objetivos específicos são trabalhados individualmente e apresentados em capítulos. Desta forma, a tese estará estruturada em quatro capítulos, sendo que os dois primeiros fazem parte deste texto de qualificação. O primeiro capítulo apresenta uma análise da produção científica sobre projetos de crédito de carbono de base florestal no Brasil. Ele demonstra a concentração da pesquisa na região amazônica e que existe espaço para pesquisa nos outros biomas e estados.  O segundo faz uma análise da dinâmica da cobertura e uso da terra no Território Litoral Sul da Bahia e apresenta os vetores de transformação da paisagem nesse território. Este trabalho apresenta a evolução temporal da redução de paisagem florestada e explica que este fato está diretamente relacionado a produção de cacau no sistema Cabruca. O terceiro capítulo, que está sendo finalizado, demonstra o potencial de estoque de carbono em uma área de produção de cacau da região, considerando as classes de cobertura e uso da terra e os dados de biomassa para as classes consideradas. O quarto capítulo será trabalhado após a qualificação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1861478 - ROBSON DA SILVA MAGALHAES
Interno - 1721006 - MARCELO SOARES TELES SANTOS
Interno - 31330 - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - GUILHARDES DE JESUS JÚNIOR
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS DE PÁDUA ANDRADE - UESC-BA
Externo à Instituição - MAURÍCIO SANTANA MOREAU - UESC-BA
Externo à Instituição - ALESSANDRO FERNANDES DE SANTANA - UESC-BA
Externo à Instituição - PABLO SANTANA SANTOS - UFBA
Externa à Instituição - KATIANNY GOMES SANTANA ESTIVAL - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 14:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod