Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FERNANDES VENDRAMINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO FERNANDES VENDRAMINI
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Sala de Reuniões

Análise de desempenho de variedades de mandioca às condições edafoclimáticas de Alcobaça-BA

Mandiocultura; Variedades; Desempenho; Edafoclimáticas; Diversificação

A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um dos principais alimentos energéticos e que apresenta alta relevância para os municípios do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia, com destaque para o município de Alcobaça – BA. O principal produto derivado da mandioca produzido na região é a farinha branca seca, e a principal variedade utilizada nessa produção é conhecida como Caravela. A falta de diversificação dos produtos comercializados e a grande utilização da variedade Caravela pelos produtores locais trazem riscos à cadeia produtiva da mandioca na região. Estudos do comportamento de outras variedades que possam apontar para a diversificação dos produtos oriundos dessa cultura são necessários para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura na região. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar o desempenho de seis variedades de mandioca às condições edafoclimáticas do município de Alcobaça-BA, com base nas características agronômicas e bromatológicas. As variedades de mandioca utilizadas foram disponibilizadas pela EMBRAPA juntamente com a variedade local, Caravela, a pesquisa resultará em dados que apontem para verificação da capacidade de adaptação edafoclimáticas dessas variedades e potenciais de utilização que promovam a diversificação de produção, à exemplo da utilização da mandioca na alimentação animal. O experimento foi implantado em novembro de 2021 na Comunidade de Cana Brava, município de Alcobaça, Bahia. Para a avalição do desempenho agronômico e composição químico-bromatológica tanto da parte aérea quanto da raiz da mandioca, utilizou-se um delineamento em blocos casualizados, constituído de seis cultivares (BRS Tapioqueira, BRS Novo Horizonte, BRS Kiriris, BRS Poti Branca, BRS Formosa e Caravela) e três repetições, que foram colhidas aos doze meses após o plantio. Além do experimento já implantado, realizou-se a caracterização bromatológica tanto da parte aérea quanto da raiz in natura de três variedades de mandioca presentes no Maniveiro Guardião no referido município, sendo a BRS Amansa Burro, BRS Caipira e Caravela, para verificar o potencial de utilização na alimentação animal.  Os dados foram organizados e armazenados em planilhas eletrônicas, sendo feita a verificação e exclusão de outliers, estatística descritiva, teste do qui-quadrado ou exato de Fisher e cálculo da Odds Ratio. Foram realizados os testes para verificação dos pressupostos da ANOVA, seguido do teste Student-Newman-Keuls (paramétrico) ou Kruskal Wallis (não-paramétrico); correlação de Pearson ou Sperman; análises de regressão logística simples e múltipla. As análises estatísticas utilizaram o SAS® University Edition e o software R ao nível de 5% de significância. A altura média das seis variedades foi de 1,93±0,25 com dispersão relativa de 12,89%. A variedade Poti Branca (2,22±0,11 cm) teve maior altura e a Formosa (1,72±0,33 cm) a menor. Verificou-se que não houve diferenciação entre as variedades para os caracteres avaliados (p>0,05), exceto para o índice da produção de forragem em função da raiz.  A variedade que apresentou maior produtividade de raiz foi a BRS Novo Horizonte, com estimativa de 28,95 ton/ha já que a teve menor produtividade foi a Kiriris com 15,91 ton/ha. A variedade que apresentou maior rendimento relacionado ao beneficiamento da raiz em farinha seca foi a BRS Kiriris com 39 %. Em relação a produtividade do terço final da parte aérea, a variedade que apresentou maior volume foi a Caravela, com estimativa de 5,51 ton/ha e a menor foi a variedade Tapioqueira com 2,40 ton/ha. Observou-se correlação negativa entre o preso da raiz e de amido (-0,56). De modo geral, todas as variedades não apresentaram resultados satisfatórios e novos plantios e formulações de adubação devem ocorrer para Alcobaça. Porém, as cultivares de mandioca Caravelas e BRS Novo Horizonte se mostraram as mais promissoras para indicação de plantio na localidade para fins de produção de farinha e fécula.

Externo à Instituição - BRUNO OLIVEIRA SOARES
Interno - ***.887.659-** - GERSON DOS SANTOS LISBOA - UFG