Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNAN ALVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYNAN ALVES DOS SANTOS
DATA : 03/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: CPF
TÍTULO:

Educação Descolonial Nas Práticas Socioambientais Do Povo Indígena Gamela Na “Última Fronteira Agrícola”


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Descolonialidade. Extensão Popular. Questões Socioambientais. Indígenas Gamelas.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Os povos indígenas do Brasil enfrentam grandes conflitos em defesa de seus territórios, e, especificamente no bioma cerrado, as questões ambientais estão no centro do antagonismo entre os indígenas Gamela e os migrantes do Sul do Brasil. Apesar da expansão da fronteira agrícola do MATOPIBA, os indígenas protagonizam práticas educativas que apontam para ruptura do paradigma ambiental do mundo civilizatório e seu projeto colonial de destruição dos recursos naturais e ecossistemas. Esse contexto, compõe a questão inicial da pesquisa: como as práticas socioambientais do Povo Indígena Gamela incide no paradigma de educação descolonial, considerando a relação entre conhecimento científico e popular que se realiza na extensão universitária popular no território indígena de Laranjeiras diante da devastação ambiental do bioma cerrado no MATOPIBA (PI)?A partir desse tensionamento, temos como objetivo geral analisar como as práticas socioambientais do Povo Indígena Gamela incide para paradigma de educação descolonial no âmbito da extensão universitária popular, que se contrapõe ao desenvolvimento rural com a expansão da “última fronteiras agrícola” no território indígena de Laranjeiras. A educação popular e extensão em Paulo Freire (1921-1997), a atualidade da extensão nos contextos de lutas descoloniais (Streck & Neto, 2019; Medeiros & Silva, 2021); conhecimento indígenas (Yanomami, Albert, 2015; Krenak, 2010); o debate sobre a decolonialidade em Quijano (2005) e descolonização em Silva (2017), e a pesquisa participante em Brandão (1999), Streck(2011), Borda, (2005) em etc. O campo de observação das práticas socioambientais dos indígenas gamelas são os processos
formativos das ações de extensão do Projeto Universidade Popular. Esses teóricos fundamentam um novo paradigma de desenvolvimento socioambiental, como campo de progressão do conhecimento científico. A extensão descolonial reafirma o protagonismo inicialmente dos camponeses e na atualidade da extensão a incidência autoidentitária ancestral do povo indígena gamela como sujeitos políticos na produção do conhecimento descolonial como possibilidade de ruptura com a epistemologia dominante de desenvolvimento no bioma cerrado com a expansão da fronteira agrícola do MATOPIBA.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS
Externa à Instituição - ADRIANA LIMA MONTEIRO CUNHA - UFPI
Presidente - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Interno - 1770872 - DIRCEU BENINCA
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 16:59
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