[CONGRESSO] IV Congresso de Extensão da UFSB - CONEX de 07/11/2022 a 09/11/2022

IV Congresso de Extensão da UFSB (IV CONEX), que vai ocorrer nos dias 4, 5, 7, 8 e 9 de novembro de 2022, em formato híbrido, tem como proposta divulgar ações e resultados das atividades extensionistas realizadas pela UFSB, em execução ou concluídas, entre 2021 e 2022, favorecendo a troca de experiências e a promoção de debates sobre o impacto da extensão no contexto universitário e nas comunidades dos territórios de abrangência da UFSB.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
TURISMO MAIS SUSTENTÁVEL: GEOCIÊNCIAS PARA QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL 07/11/2022 07/11/2022

Coordenação: Profa. Tatiana Pinheiro Dadalto

Objetivos: Analisar aspectos do turismo e das ciências naturais e discutir como eles se relacionam com a sustentabilidade e a qualidade socioambiental

Técnicas de ensino-aprendizagem Exposição de slides e exercícios/discussões/dinâmicas de grupo

CH - 4h

CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES (CNPq) 08/11/2022 08/11/2022

Coordenação: Prof. Cristiano da Silveira Longo

Objetivos:

Capacitar interessados da comunidade externa, sobretudo professores da rede pública de ensino de Porto Seguro e região, mas também estudantes da UFSB, a cadastrarem e atualizarem o currículo Lattes, que muitas vezes é utilizado e avaliado como porta de entrada para cursos de pós-graduação ou mesmo concursos.

Técnicas de ensino-aprendizagem: Oficina de caráter expositiva e interativa, apresentando as funcionalidades da Plataforma Lattes. Os participantes serão guiados passo a passo em relação aos procedimentos de registro e atualização do Lattes, e será demonstrado em cada item de preenchimento as opções de inserção de informações acadêmico-profissionais.

EXCEL APLICADO À ESTATÍSTICA 07/11/2022 08/11/2022

Coordenação: Talia Silva Ribeiro (discente)

Objetivos:
- Aplicar principais conceitos de estatística descritiva para análise de dados no Excel
- Instalar suplementos de análise de dados e Solver - Interpretar os resultados fornecidos pelo Excel - Criar principais gráficos estatísticos para visualização de dados - histogramas e boxplots

A proposta pedagógica será baseada no uso de metodologias ativas no ensino remoto e em exposição dialogada. Para a primeira proposta, utilizada o método de ensino aprendizagem baseado em problema, em que, o estudante realizará atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para analisar diferentes bancos de dados.

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LIBRAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 08/11/2022 08/11/2022

Coordenação: Profa. Daniane Pereira

Objetivos:

Proporcionar conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais (LSB ou Libras) e a educação dos surdos, estimulando a reflexão e sensibilização para garantir uma interação entre pessoas surdas e não surdas, e aos sujeitos surdos acesso à comunicação e informação. Atuará como meio de promover o uso e a difusão da Libras, conforme o Art. 14 do Decreto Federal n.º 5.626/2005.

Abordagem online: minicurso foi estruturado em duas etapas: teórica e prática. Na etapa teórica, haverá aula expositiva e dialogada, uso de slides, vídeos, gamificação, blog, Google Forms, Padlet, Google Jamboard etc. para a construção do conhecimento teórico; na etapa prática, serão realizadas atividades contextualizadas e do cotidiano, dinâmicas individuais e em grupo, de forma síncrona através do Google Meet, nas quais os alunos poderão estabelecer relações entre o conhecimento teórico e a prática.

MAPEAMENTOS TEMÁTICOS ASSISTIDOS POR COMPUTADOR 07/11/2022 07/11/2022

Coordenação: Prof. Alex Mota dos Santos

Objetivos:
Ampliar as possibilidades de criar mapeamentos numa perspectiva social, econômica e ambiental.

Metodologia: Hands-On

CH - 4h

MODALIDADES DE ESCUTA: COMO ESCUTAR ALGUÉM PODE FAZER BEM A VOCÊ 07/11/2022 09/11/2022

Coordenação: Prof. Leandro Gaffo

Objetivos do Curso:
1) despertar a curiosidade sobre o ato da escuta 2) estimular o exercício da escuta empática 3) promover saúde mental aos participantes 4) criar laços de afetividade entre os participantes

Serão realizados: exercícios práticos de escuta, rodas de conversa dialógicas.

CH - 8horas

NEOLIBERALISMO E SISTEMA PENAL 07/11/2022 07/11/2022

Coordenação: Prof. Fabio da Silva Bozza

Objetivos: Apresentar as transformações do sistema penal após a consolidação do modelo neoliberal, bem como os fundamentos teóricos que explicam referidas transformações.

Abordagem: Palestra/aula expositiva

CH - 2h

OLHARES ALTERNATIVOS: PRODUÇÃO DE FESTIVAIS NO INTERIOR 09/11/2022 09/11/2022

Coordenação: Profa. Cristiane da Silveira Lima

Objetivos:
A oficina tem como objetivo abordar as pelejas e possibilidades dos circuitos alternativos de exibição audiovisual em cidades interioranas de pequeno e médio porte. A partir de exemplos de experiências concretas, serão abordadas: a correria para a realização de um festival (pré-produção, produção e pós-produção), as condições materiais para exibição (recursos técnicos, financeiros e humanos), os desafios da curadoria (da seleção à programação) e dicas práticas para a redação de um projeto (para formalização ou obtenção de recursos).

Abordagem: expositiva.

POMARES DA MATA ATLÂNTICA 09/11/2022 09/11/2022

Coordenação: Bruno Fernandes Vendramini (discente)

Objetivo:

Divulgação do projeto Pomares da Mata Atlântica como uma ação de apoio à conservação e restauração da biodiversidade da Mata Atlântica com foco em espécies nativas frutíferas.

Aula expositiva

CH - 2h

EXTENSÃO, EDUCAÇÃO e CIDADANIA 07/11/2022 07/11/2022

Profa. Dra. Evelyn Iris Morales Conde (Universidade Federal de Rondônia)