Principal
As instituições vêm adotando medidas para o controle dos riscos decorrentes da doença causada pelo vírus Covid-19.
Diante deste cenário, consideramos a necessidade de ampliar uma discussão, particularmente envolvendo as disciplinas de Estágio Supervisionado da UFSB e seus partícipes.
Isto porque, como componente curricular obrigatório, o Estágio Supervisionado é um importante instrumento teórico-prático que oportuniza uma aproximação efetiva do educando com as questões políticas e pedagógicas com as quais o fazer docente se entrelaça todos os dias.
Esse Ciclo de Palestras tem um significado relevante acerca da formação, propiciando reflexão e produção do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. Materializando a unidade ensino, pesquisa e extensão.
O Ciclo de Palestras: A Importância da Formação Pedagógica No Estágio Supervisionado foi concebido como oportunidade para discutir o Estágio Supervisionado, sobretudo no sentido de pensá-lo frente aos novos desafios didático-pedagógicos que ainda estão por vir. Isto sem perder de vista a importância do Estágio Supervisionado, que deve proporcionar momentos e espaços de reflexão sobre e a partir da realidade escolar, cujo objetivo principal é a formação de professores conscientes de que a tarefa docente exige o permanente esforço de observação da realidade, reflexão na e sobre as ações e reorganização das ações.
| Título | Data Início | Data Fim |
|---|---|---|
| AÇÕES ARGUMENTATIVAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DIGITAL | 06/04/2021 | 06/04/2021 |
|
Prof. Dr. Eliseu Alves da Silva Pós-graduação em Metodologias Ativas e Doutorado em Estudos Linguísticos
|
||
| APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA ESCOLA | 09/03/2021 | 09/03/2021 |
|
Profª. Drª. Caroline Rezende Caputo Licenciada em Letras Português e Inglês pela UFV, mestre em estudos literários pela UFV e doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Professora adjunta da UFSB e líder do grupo de pesquisa em Metodologias Ativas e Recursos Midiáticos.
|
||
| DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS | 16/03/2021 | 16/03/2021 |
|
Profa. Ma. Aluska da Silva Matias Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas - UEPB Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEPB
|
||
| ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | 20/04/2021 | 20/04/2021 |
|
Prof.ª Drª. Dália Melissa Conrado Bióloga, Doutora em Ecologia e em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
|
||
| ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR E NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 13/04/2021 | 13/04/2021 |
|
Profª. Drª. Sindiany Suelen Caduda do Santos Bióloga licenciada. Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente
|
||
| POSSIBILIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTI-OPRESSORA | 27/04/2021 | 27/04/2021 |
|
Prof. Me. Grégory Alves Dionor Licenciatura em Ciências Biológicas - UNEB. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS
|
||
| PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 04/05/2021 | 04/05/2021 |
|
Profª. Ma. Daniane Pereira Mestra em Letras. Graduada em Letras Português, Letras Libras e Pedagogia. Especialista em Libras; Supervisão Escolar; Educação à Distância e Atendimento Educacional Especializado. Trabalhou de 1998 à 2020 na Educação Básice e desde 2011 trabalha, também, no Ensino Superior com a disciplina de Libras em cursos diversos e com outras disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia, tanto na modalidade presencial como na EaD. Na UFSB é professora de Libras e Educação Inclusiva.
|
||