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Em turmas inclusivas, compostas por estudantes surdos e ouvintes, ainda é recorrente o uso de metodologias voltadas exclusivamente à perspectiva da LP como L1, desconsiderando as especificidades linguísticas e culturais dos discentes surdos. Muitos professores acabam adotando práticas ancoradas na oralidade como pré-requisito para a aprendizagem, o que compromete o processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos (Fernandes, 2006; Jacinto; Valadão, 2017).
Diante desse cenário, é essencial promover formações que abordem os princípios da educação bilíngue e ofereçam subsídios teóricos e práticos para o ensino da LP escrita como L2 ou língua adicional para surdos. A proposta busca, portanto, contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, promovendo estratégias que respeitem a singularidade linguística e cultural dos estudantes surdos, favorecendo sua plena inclusão e desenvolvimento acadêmico.
O curso terá carga horária de 40 horas. Será dividido em 10 (dez) aulas com a duração de 4 (quatro) horas, sendo: 2 (duas) horas em momentos síncronos, através do Google Meet e 2 (duas) horas em momentos assíncronos, através do Google Classroom.
O curso será ofertado, somente, às professoras de Língua Portuguesa das escolas municipais:
Escola Municipal Manoel Carneiro (Porto Seguro)
Escola Municipal Neílton Dantas (Porto Seguro)
Escola Municipal Prof.ª Terezinha da Conceição Sampaio Vieira (Porto Seguro)
Período do Curso: 22/09/2025 à 23/10/2025 (às terças e quintas-feiras)
Horário: 19h às 21h (Hora de Brasília)
Coordenadora:
Daniane Pereira (UFSB)
Doutoranda
em Letras: Linguagens e Representações. Mestra em Letras. Especialista em
Libras; especialista em Supervisão Escolar; especialista em Educação à
Distância, especialista em Educação Especial e Inclusiva e especialista em
Atendimento Educacional Especializado. Licenciada em Letras Português;
licenciada em Letras Libras; licenciada em Pedagogia e licenciada em Normal
Superior. Professora Adjunta I da Universidade Federal
do Sul da Bahia (UFSB), atuando nos Componentes Curriculares de Libras e
Educação Inclusiva.
daniane.pereira@ufsb.edu.br
·
Prof. Me. Jaqson Alves
Santos (UFSB/UESB)
Doutorando
em Ensino. Mestre em Ensino e Relações Étnico Raciais. Especialista em
Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva;
especialista em Tradução, Interpretação e Docência em Libras. Licenciado em
Letras Vernáculas; licenciado em Letras Libras; Licenciado em História. Professor Adjunto I da Universidade
Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando nos Componentes Curriculares de Libras
e Educação Inclusiva.
jaqson.santos@ufsb.edu.br
·
Prof. Dr. Carlos
Antonio Jacinto (UFJF)
Doutor em
Linguística Aplicada. Mestre em Letras. Especialista em Libras; especialista em
Práticas Pedagógicas; especialista em Literatura e Ensino. Licenciado em Letras
- Português e Espanhol; licenciado em Letras - Português e Libras e Literaturas
Brasileira e Surda. Professor Adjunto da Universidade Federal de
Juiz de Fora (UFJF), atuando no curso de Licenciatura em Letras-Libras.
carlos.antonio@ufjf.br
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Profa. Esp. Natane
Pereira da Silva Gonçalves (SEE MG)
Técnica em
Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais. Especialista em
Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Especialista em Ciências
Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho; Especialista em Gestão
Escolar; Especialista em Língua Portuguesa na Educação Básica; Especialista em
Psicopedagogia e Educação Infantil; Especialista em Inspeção Escolar. Bacharela
em Humanidades; licenciada em Pedagogia; licenciada em Artes Visuais;
Licenciada em Letras Português/Inglês. Professora de Linguagens (Língua
Portuguesa) no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de
Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - Unidade Diamantina).
natane.golcalves@educacao.mg.gov.br
·
Profa. Dra. Márcia
Cruz (UFSCar)
Doutora em
Linguística. Mestre em Educação Especial. Especialista em Arteterapia. Licenciada
em Pedagogia com Habilitações em Deficiência da Áudio Comunicação. Bacharela e
Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa. Professora Titular no componente
de Português na Prefeitura Municipal de São Paulo, atuando em escolas
municipais de educação bilíngue para surdos.
marciacruz@estudante.ufscar.br