Principal

[CURSO] ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ESTUDANTES SURDOS: PRINCÍPIOS, MÉTODOS E FORMAÇÃO DOCENTE de 22/09/2025 a 23/10/2025

Em turmas inclusivas, compostas por estudantes surdos e ouvintes, ainda é recorrente o uso de metodologias voltadas exclusivamente à perspectiva da LP como L1, desconsiderando as especificidades linguísticas e culturais dos discentes surdos. Muitos professores acabam adotando práticas ancoradas na oralidade como pré-requisito para a aprendizagem, o que compromete o processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos (Fernandes, 2006; Jacinto; Valadão, 2017).

Diante desse cenário, é essencial promover formações que abordem os princípios da educação bilíngue e ofereçam subsídios teóricos e práticos para o ensino da LP escrita como L2 ou língua adicional para surdos. A proposta busca, portanto, contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, promovendo estratégias que respeitem a singularidade linguística e cultural dos estudantes surdos, favorecendo sua plena inclusão e desenvolvimento acadêmico.

 

O curso terá carga horária de 40 horas. Será dividido em 10 (dez) aulas com a duração de 4 (quatro) horas, sendo: 2 (duas) horas em momentos síncronos, através do Google Meet e 2 (duas) horas em momentos assíncronos, através do Google Classroom.

 

O curso será ofertado, somente, às professoras de Língua Portuguesa das escolas municipais:

Escola Municipal Manoel Carneiro (Porto Seguro)

Escola Municipal Neílton Dantas (Porto Seguro)

Escola Municipal Prof.ª Terezinha da Conceição Sampaio Vieira (Porto Seguro)

 

Período do Curso: 22/09/2025 à 23/10/2025 (às terças e quintas-feiras)

Horário: 19h às 21h (Hora de Brasília)

Coordenadora:

Daniane Pereira (UFSB)

 

Professores:

 ·       Profa. Me. Daniane Pereira (UFSB/UESC)

Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações. Mestra em Letras. Especialista em Libras; especialista em Supervisão Escolar; especialista em Educação à Distância, especialista em Educação Especial e Inclusiva e especialista em Atendimento Educacional Especializado. Licenciada em Letras Português; licenciada em Letras Libras; licenciada em Pedagogia e licenciada em Normal Superior. Professora Adjunta I da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando nos Componentes Curriculares de Libras e Educação Inclusiva.

daniane.pereira@ufsb.edu.br

 

·       Prof. Me. Jaqson Alves Santos (UFSB/UESB)

Doutorando em Ensino. Mestre em Ensino e Relações Étnico Raciais. Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva; especialista em Tradução, Interpretação e Docência em Libras. Licenciado em Letras Vernáculas; licenciado em Letras Libras; Licenciado em História. Professor Adjunto I da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando nos Componentes Curriculares de Libras e Educação Inclusiva.

jaqson.santos@ufsb.edu.br

 

·       Prof. Dr. Carlos Antonio Jacinto (UFJF)

Doutor em Linguística Aplicada. Mestre em Letras. Especialista em Libras; especialista em Práticas Pedagógicas; especialista em Literatura e Ensino. Licenciado em Letras - Português e Espanhol; licenciado em Letras - Português e Libras e Literaturas Brasileira e Surda. Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando no curso de Licenciatura em Letras-Libras.

carlos.antonio@ufjf.br

 

·       Profa. Esp. Natane Pereira da Silva Gonçalves (SEE MG)

Técnica em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais. Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho; Especialista em Gestão Escolar; Especialista em Língua Portuguesa na Educação Básica; Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil; Especialista em Inspeção Escolar. Bacharela em Humanidades; licenciada em Pedagogia; licenciada em Artes Visuais; Licenciada em Letras Português/Inglês. Professora de Linguagens (Língua Portuguesa) no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - Unidade Diamantina).

natane.golcalves@educacao.mg.gov.br

 

·       Profa. Dra. Márcia Cruz (UFSCar)

Doutora em Linguística. Mestre em Educação Especial. Especialista em Arteterapia. Licenciada em Pedagogia com Habilitações em Deficiência da Áudio Comunicação. Bacharela e Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa. Professora Titular no componente de Português na Prefeitura Municipal de São Paulo, atuando em escolas municipais de educação bilíngue para surdos.

marciacruz@estudante.ufscar.br