Principal

[EVENTO] FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFSB - Módulo II de 22/07/2021 a 30/10/2021

A Formação do Residência Pedagógica faz parte do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UFSB, composto por dois Subprojetos Interdisciplinares: um nas áreas prioritárias, articulando Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Matemática; e outro nas área gerais, coordenando Sociologia, História e Artes. Ela é voltada às/aos residentes e preceptores do Programa e será oferecida em três módulos. 


Este segundo módulo da Formação terá a oferta de um ciclo de mesas-redondas sobre interdisciplinaridade e uma oficina de escrita de textos acadêmicos, e os participantes devem se inscrever em cada um dos eventos associados para receber a certificação. 


Os encontros serão oferecidas de modo on-line, por meio de encontros síncronos em sala virtual e pelo YouTube e por meio de atividades que serão desenvolvidas no Google Classroom da Formação.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
A Cultura Pop e o Ensino de Ciências: um diálogo interdisciplinar? 31/07/2021 31/07/2021

  • Data de realização do evento: dia 31 julho de 2021, das 19h às 21h
  • Professores convidados: 
    Prof. Emerson Ferreira Gomes - IFSP Campus Iperó;
    Prof. 
    João Eduardo Ferreira Ramos - UFPE Caruaru
  • Mediação: 
    Prof. Francisco Nascimento

Arte e interdisciplinaridade 25/09/2021 25/09/2021

Professor convidado:
Professor Titular da Universidade Federal da Bahia
Sergio Coelho Borges Farias

Mediação da UFSB:
Professor Gessé Almeida Araújo
Professora Clarissa Santos Silva

Oficinas de produção textual escrita 16/10/2021 05/11/2021

Objetivo geral

Aperfeiçoar a redação de relato de experiência no âmbito das atividades da Residência Pedagógica através do estudo de produções textuais escritas e de seus elementos estruturantes


Objetivos específicos:

- Identificar elementos estruturantes da comunicação escrita em ambiente acadêmico

- Analisar textos acadêmicos para o estudo de seus elementos estruturantes

- Produzir textos diversos para a melhoria da produção escrita de relatos de experiência em ambiente acadêmico


Carga horária: 20h


Condução: Sérgio Barbosa de Cerqueda


Metodologia

Realização de encontros síncronos para discussões e atividades práticas; participação em 3 atividades assíncronas práticas; realização de exercícios de construção textual escrita; leitura e discussão de textos teóricos sobre a produção textual escrita


Conteúdos programáticos:

Bloco 1: 

1. Atividades síncronas (3h): 

- A construção dos relatos de experiência no âmbito da RP: análise do documento orientador da CAPES e a produção textual escrita acadêmica

- Um olhar sobre a introdução no RE: exercícios sobre as diferentes formas de se iniciar um texto escrito em ambiente acadêmico

- Atividades de análise e de construção de frases e de parágrafos 

2. Atividades assíncronas (3h):

- Exercícios de produção textual: da frase ao parágrafo introdutório

- Exercícios de construção dos parágrafos introdutórios no RE

Bloco 2:

3. Atividades síncronas (3h):

- Atividades sobre a construção do desenvolvimento de textos escritos

- Exercícios sobre coerência textual

- Exercícios sobre coesão textual

- Exercícios sobre conjunções e conectivos textuais

4. Atividades assíncronas (4h):

- Exercícios sobre a construção de parágrafos

- Exercícios sobre a coerência e a coesão textuais

- Exercícios sobre o uso da pontuação

- Exercícios de construção dos parágrafos de desenvolvimento no RE

Bloco 3 

5. Atividades síncronas (3h):

- Exercícios sobre a construção das considerações finais

- Exercícios sobre a construção de citações e de referências

6 Atividades assíncronas (4h):

- Exercícios sobre referências e estratégias de citação dentro de um texto acadêmico

- Exercícios sobre a construção de resumos

- Exercícios de redação de considerações finais no RE


Cronograma:

- Inscrições: de 05 a 15.10.2021

- Atividades síncronas do Bloco 1: 16.10.2021 das 09h às 12h

- Atividades assíncronas do Bloco 1: de 16.10.2021 a 23.10.2021

- Atividades síncronas do Bloco 2: 23.10.2021 das 09h às 12h

- Atividades assíncronas do Bloco 2: de 23.10.2021 a 30.10.2021

- Atividades síncronas do Bloco 3: 30.10.2021 das 09h às 12h

- Atividades assíncronas do Bloco 3: de 30.10 a 05.11.2021


Avaliação: Realização das atividades síncronas e assíncronas na plataforma Moodle da UFSB


Referências:

Aiub, Tânia (org.). Português: práticas de leitura e escrita. São Paulo: Penso/Tekné, 2015.

Azeredo, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2014.

Kleppa, Lou-Ann. Onze sinais em jogo. Campinas: EdUNICAMP, 2019.

Machado, Anna Rachel (coord.). Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. São Paulo: Parábola, 2005.

Resende, Viviane de Melo; Vieira, Viviane. Leitura e produção de texto na universidade: roteiros de aula. Brasília: EdUnB, 2014.

Viana, Antonio Carlos (coord.). Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 1998.