Principal
A Formação do Residência Pedagógica faz parte do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UFSB, composto por dois Subprojetos Interdisciplinares: um nas áreas prioritárias, articulando Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Matemática; e outro nas área gerais, coordenando Sociologia, História e Artes. Ela é voltada às/aos residentes e preceptores do Programa e será oferecida em três módulos.
Este segundo módulo da Formação terá a oferta de um ciclo de mesas-redondas sobre interdisciplinaridade e uma oficina de escrita de textos acadêmicos, e os participantes devem se inscrever em cada um dos eventos associados para receber a certificação.
Os encontros serão oferecidas de modo on-line, por meio de encontros síncronos em sala virtual e pelo YouTube e por meio de atividades que serão desenvolvidas no Google Classroom da Formação.
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
A Cultura Pop e o Ensino de Ciências: um diálogo interdisciplinar? | 31/07/2021 | 31/07/2021 |
|
||
Arte e interdisciplinaridade | 25/09/2021 | 25/09/2021 |
Professor convidado: Professor Titular da Universidade Federal da Bahia Sergio Coelho Borges Farias Mediação da UFSB: Professor Gessé Almeida Araújo Professora Clarissa Santos Silva
|
||
Oficinas de produção textual escrita | 16/10/2021 | 05/11/2021 |
Objetivo geral: Aperfeiçoar a redação de relato de experiência no âmbito das atividades da Residência Pedagógica através do estudo de produções textuais escritas e de seus elementos estruturantes Objetivos específicos: - Identificar elementos estruturantes da comunicação escrita em ambiente acadêmico - Analisar textos acadêmicos para o estudo de seus elementos estruturantes - Produzir textos diversos para a melhoria da produção escrita de relatos de experiência em ambiente acadêmico Carga horária: 20h Condução: Sérgio Barbosa de Cerqueda Metodologia: Realização de encontros síncronos para discussões e atividades práticas; participação em 3 atividades assíncronas práticas; realização de exercícios de construção textual escrita; leitura e discussão de textos teóricos sobre a produção textual escrita Conteúdos programáticos: Bloco 1: 1. Atividades síncronas (3h): - A construção dos relatos de experiência no âmbito da RP: análise do documento orientador da CAPES e a produção textual escrita acadêmica - Um olhar sobre a introdução no RE: exercícios sobre as diferentes formas de se iniciar um texto escrito em ambiente acadêmico - Atividades de análise e de construção de frases e de parágrafos 2. Atividades assíncronas (3h): - Exercícios de produção textual: da frase ao parágrafo introdutório - Exercícios de construção dos parágrafos introdutórios no RE Bloco 2: 3. Atividades síncronas (3h): - Atividades sobre a construção do desenvolvimento de textos escritos - Exercícios sobre coerência textual - Exercícios sobre coesão textual - Exercícios sobre conjunções e conectivos textuais 4. Atividades assíncronas (4h): - Exercícios sobre a construção de parágrafos - Exercícios sobre a coerência e a coesão textuais - Exercícios sobre o uso da pontuação - Exercícios de construção dos parágrafos de desenvolvimento no RE Bloco 3 5. Atividades síncronas (3h): - Exercícios sobre a construção das considerações finais - Exercícios sobre a construção de citações e de referências 6 Atividades assíncronas (4h): - Exercícios sobre referências e estratégias de citação dentro de um texto acadêmico - Exercícios sobre a construção de resumos - Exercícios de redação de considerações finais no RE Cronograma: - Inscrições: de 05 a 15.10.2021 - Atividades síncronas do Bloco 1: 16.10.2021 das 09h às 12h - Atividades assíncronas do Bloco 1: de 16.10.2021 a 23.10.2021 - Atividades síncronas do Bloco 2: 23.10.2021 das 09h às 12h - Atividades assíncronas do Bloco 2: de 23.10.2021 a 30.10.2021 - Atividades síncronas do Bloco 3: 30.10.2021 das 09h às 12h - Atividades assíncronas do Bloco 3: de 30.10 a 05.11.2021 Avaliação: Realização das atividades síncronas e assíncronas na plataforma Moodle da UFSB Referências: Aiub, Tânia (org.). Português: práticas de leitura e escrita. São Paulo: Penso/Tekné, 2015. Azeredo, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2014. Kleppa, Lou-Ann. Onze sinais em jogo. Campinas: EdUNICAMP, 2019. Machado, Anna Rachel (coord.). Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. São Paulo: Parábola, 2005. Resende, Viviane de Melo; Vieira, Viviane. Leitura e produção de texto na universidade: roteiros de aula. Brasília: EdUnB, 2014. Viana, Antonio Carlos (coord.). Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 1998. |