Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tem
título de mestra pela mesma instituição, é especialista em
Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (FACSA) e é graduada
em Letras com Habilitação em Português/Inglês e suas respectivas
Literaturas. É professora de estudos linguísticos da Universidade
Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil, onde atua como coordenadora do
programa de extensão Formação de Professoras/es de Línguas (FORPROLI):
emoções, colonialidades e ensino/aprendizagem de línguas e dos projetos
de extensão/curso "Letramento emocional e formação de professoras/es de
línguas" e "Curso de Língua Inglesa para Professoras/es Habilitadas/os
(CLIPROH)". Atua ainda como Docente no Programa de Pós-Graduação em
Ensino e Relações Étnico-Raciais (PGER/UFSB), Presidente do Comitê de
Políticas Linguísticas (2024-2028), vice-coordenadora da "Especialização
em Antirracismo no Ensino de Línguas (Rael/UFSB) e do "Observatório das
Relações Raciais no Ensino de Línguas (ORREL). É membro do Núcleo de
Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Sul da
Bahia (NEABI/UFSB). Docente responsável pela elaboração de materiais
didáticos digitais para o Projeto de Ensino Híbrido para a Rede
CUNI/UFSB, com foco em ensino de Língua e Cultura. É co-autora do
projeto Emoções à flor da pele: aprendendo a lidar com elas (UESC) e tem
desenvolvido estudos sobre Formação de professoras/es de línguas
estrangeiras, Antirracismo no ensino-aprendizagem de línguas e a relação
entre língua e emoção / colonialidades e formação docente na área de
Linguística Aplicada.
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: DIÁLOGOS ENTRE LINGUÍSTICA E PSICOLOGIA
A palestra Educação Socioemocional: Diálogos entre Linguística e Psicologia
propõe uma reflexão sobre como diferentes áreas do conhecimento podem
contribuir para compreender e fortalecer as práticas de educação
socioemocional. O encontro busca destacar a importância do diálogo
interdisciplinar na construção de experiências educativas mais
integradas e significativas.