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[SEMINÁRIO] II SELIC-Seminário das Licenciaturas Interdisciplinares do Campus Paulo Freire de 09/09/2025 a 11/09/2025

Sentir, saber e ensinar: A educação socioemocional na formação Interdisciplinar.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Grupos de iniciação científica das áreas: Linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. 10/09/2025 10/09/2025

Responsável: Katiane Martins de Oliveira (SESI)

Objetivo: A atividade consiste na realização de uma mostra oral de trabalhos desenvolvidos por diferentes grupos de iniciação científica da escola. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar, de forma clara e objetiva, os principais pontos de sua pesquisa, incluindo a problemática investigada, a metodologia utilizada, os resultados alcançados e a relevância do estudo. O evento será aberto à comunidade escolar e contará com a participação de professores avaliadores, que farão intervenções construtivas ao final de cada apresentação. A proposta visa estimular a troca de saberes, a comunicação científica e o protagonismo dos estudantes no ambiente escolar.

Visa promover o desenvolvimento da expressão oral, da argumentação e da autonomia dos estudantes por meio da socialização dos trabalhos de iniciação científica, incentivando o pensamento crítico, o diálogo entre áreas do conhecimento e a valorização da pesquisa escolar como ferramenta de construção do conhecimento.

Narrativas digitais: Capacitação para educadores/as na criação de materiais didáticos interativos e plurais. 10/09/2025 10/09/2025

Responsáveis: Ana Caroline Dalapicola Rezende (Discente UFSB) e Edson de Andrade Araújo


Objetivo: Capacitar educadores/as, graduandos/as e pós-graduandos/as para elaborarem cartilhas como paradidáticos digitais autorais, baseando-se em metodologias de ensino críticas, criativas e inclusivas.

O Plano Educacional Individualizado - PEI como instrumento de inclusão escolar: formação docente e prática colaborativa 10/09/2025 10/09/2025

Responsável: Elizete Costa dos Santos Oliveira (Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas - Bahia).

Objetivo: Elaboração do PEI

A experiência da música através do sentir e dos ouvidos 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Thiago Ribeiro Barcelos (NEOJIBA)

Descrição: A atividade consiste em uma escuta ativa do universo ao redor transformando -a em uma paisagem sonora . O processo pode acontecer por duas vias: criar uma paisagem a partir dos sons ouvidos e/ou criar sonoridades a partir de uma imagem apresentada. Após esse momento será apresentado o conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. Toda a atividade terá uma composição coletiva com a participação ativa de todos os participantes. Será utilizado instrumentos musicais e/ou recursos não convencionais, percussão corporal.

Biografia de Milton Santos entre viagens e livros. 10/09/2025 10/09/2025

Responsável: José Morais Antunes de Sousa (UFSB).



Objetivo: O objetivo deste minicurso é apresentar os aspectos gerais da biografia do geógrafo baiano Milton Santos (1926-2001). Por questões metodológicas, daremos ênfase ao primeiro período de sua produção intelectual, de 1950 a 1964. No que concerne às fontes, mobilizamos:  arquivos pessoais, arquivos públicos, livros e relatos de familiares do autor em questão.

Explorando Elementos da Narrativa e Temas Sociais com o Curta-Metragem "Vida Maria" 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Esther Almeida Felix (Discente UFSB);

Objetivo: trabalhar os elementos da narrativa (enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e conflito) a partir da análise do curta-metragem "Vida Maria" (2006), de Márcio Ramos. O vídeo será utilizado como recurso multimodal para promover a leitura crítica, a interpretação textual e a reflexão sobre temas sociais relevantes, como evasão escolar, desigualdade de gênero e repetição de padrões familiares. Busca-se, com isso, ampliar o repertório cultural dos alunos, estimular o pensamento crítico e proporcionar uma experiência significativa de aprendizagem, integrando teoria e prática no ensino de Língua Portuguesa.

Letramento Emocional: Montando o Mosaico das Emoções. 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Júlia Rodrigues de Figueiredo (Discente UFSB)

Objetivo: Promover o conhecimento acerca do letramento emocional, ajudando os participantes a reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como cultivar empatia e habilidades de comunicação emocional, visando ao fortalecimento do bem-estar emocional e das relações interpessoais.

Pensar, sentir e criar: explorando as emoções com mapas mentais 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Gabriel Nascimento Brandão (Discente UFSB)

Objetivo: A presente oficina tem como objetivo promover o desenvolvimento do letramento emocional por meio da criação e utilização de mapas mentais. Com base na perspectiva de que os mapas mentais são ferramentas visuais que organizam ideias de forma criativa e significativa, propõe-se explorar sua aplicação como recurso para a expressão e compreensão das emoções. A oficina visa proporcionar aos estudantes do ensino médio a oportunidade de refletir sobre seus sentimentos, identificar padrões emocionais e ampliar o repertório emocional, utilizando os mapas mentais como instrumento de autoconhecimento e autorregulação. A atividade será dividida em momentos teóricos e práticos: inicialmente, serão apresentados conceitos básicos sobre mapas mentais e letramento emocional; em seguida, os participantes construirão seus próprios mapas com base em experiências pessoais ou situações cotidianas relacionadas às emoções. Ao final, será promovido um momento de partilha e diálogo, fortalecendo a empatia e a escuta ativa. A proposta busca integrar razão e emoção no processo educativo, favorecendo a formação integral dos sujeitos.

Retratos de mim: autorretratos e identidade 10/09/2025 10/09/2025

Responsável: Mirela Arifa Sena (Discente UFSB)

Objetivo: O projeto de extensão “Retratos de Mim: Autorretratos e Identidade” tem como proposta a realização de oficinas artísticas acessíveis, com ênfase nas linguagens da fotografia e da pintura, voltadas à criação de autorretratos acompanhados de legendas narrativas produzidas pelos participantes. A ação é direcionada a pessoas com deficiência, com o intuito de proporcionar um espaço acolhedor, sensível e criativo de expressão identitária. As atividades buscarão estimular a reflexão sobre a construção da própria imagem e promover a elaboração de discursos visuais e textuais sobre a pergunta norteadora “Essa imagem sou eu, por quê?”

Rugas em Cena: Técnicas de Maquiagem para Envelhecimento no Palco Teatral 11/09/2025 11/09/2025

Responsável: Isabela Renor de Souza

Objetivo: introduzir e exercitar técnicas de modos práticos e teórico da maquiagem cênica,  voltadas à simulação do envelhecimento no palco teatral. Através de uma abordagem prática e acessível, será possível explorar a construção de personagens idosos por meio de recursos visuais, considerando aspectos como textura da pele, marcas de expressão, tonalidade e volume. Destinada a estudantes visitantes das escolas e demais públicos interessados nas artes cênicas, a proposta visa articular saberes técnicos à expressividade do ator, ampliando o repertório dos participantes quanto ao trabalho corporal e estético em cena.

Saber, Sentir e Ensinar. Educação. 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Zeneide Teixeira Almeida Amaral (Coordenadora da Creche Caminho do Mar).

Objetivo: Aprender, para poder passar para nossas crianças.

Laboratório de Sensibilidade com Educadores. 11/09/2025 11/09/2025

Responsável: Edna Silvana Lacerda Pereira

Objetivos: Socializar com a comunidade de educadores , uma ação preventiva desenvolvida no interior das escolas com professores, visando o combate ao stress, insatisfações e frustrações do dia-a-dia voltada ao desenvolvimento e promoção harmoniosa do equilíbrio emocional.  

Meu filho e o Cromossomo do amor. 11/09/2025 11/09/2025

Responsável: Sarita Leguizamon Sobral (Docente - EGISCA)

Objetivo: Entender que o luto pelo "filho ideal" passa e a inclusão começando pela própria família é o alavancar para vencer os desafios 

Resgate emocional: ação preventiva de saúde mental nas escolas. 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Edna Silvana Lacerda Pereira (Psicóloga no Centro de Referência em Educação Inclusiva - CREI).


Objetivo: Socializar com a comunidade o trabalho preventivo em saúde emocional que vem sendo desenvolvido com os adolescentes em sofrimento psíquico das escolas públicas municipais de Teixeira de Freitas.

A afetividade como motivação e o engajamento como consequência na prática pedagógica. 10/09/2025 10/09/2025

Responsável: Meiriane Moreira dos Santos Schaper (Docente - Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas - Bahia)

Objetivo: "A afetividade como motivação e o engajamento como consequência na prática pedagógica"


A afetividade pode ser um poderoso motivador para os estudantes, pois:

- Cria um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor
- Estabelece relações positivas entre professores e estudantes
- Fomenta a confiança e a autoestima
- Incentiva a participação ativa e o engajamento

Como consequência, o engajamento dos estudantes pode aumentar:

- Melhor desempenho acadêmico;
- Maior satisfação com o processo de aprendizado;
- Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Emoções e desafios na transição da infância para a adolescência em alunos ingressantes do Ensino Médio. 10/09/2025 10/09/2025

Responsável: Marileuza da Silva Belmiro (Discente UFSB)

Objetivo: Promover a conscientização e o diálogo entre os participantes sobre os desafios emocionais enfrentados durante a transição da infância para a adolescência, abordando temas como contexto familiar e escolar, disforia corporal e suas consequências, o medo do desconhecido, Bullying e suas consequências, violência emocional e física, apoio emocional e autoaceitação, de maneira a incentivar a empatia e o respeito mútuo.

Para além das palavras: As Competências Socioemocionais no ensino de língua Inglesa. 09/09/2025 09/09/2025

Responsável: Caroline Caputo (Docente UFSB)

Objetivo: O crescente debate em torno das competências socioemocionais na educação básica tem impulsionado reflexões sobre a maneira como os documentos normativos as contemplam, orientando os professores na incorporação dessas competências à formação integral dos estudantes. Essas competências — que abrangem habilidades como empatia, autocontrole, colaboração, resiliência e consciência social (BNCC, 2018), — veem sendo amplamente reconhecidas por sua contribuição ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e social dos alunos. Sendo assim, são consideradas elementos essenciais para promover uma aprendizagem significativa e para formar cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos com a sociedade. Nesse contexto, esta roda de conversa discutirá a relação teórica prática entre as competências socioemocionais e o ensino de Língua Inglesa, tomando como referência os principais documentos normativos que orientam a educação básica no Brasil, o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela tem como objetivo discutir de que maneira o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemplam as competências socioemocionais na disciplina de Língua Inglesa, identificando como as diretrizes curriculares apoiam os professores na condução do ensino dessa disciplina.

Povos Tradicionais e a preservação ambiental. 11/09/2025 11/09/2025

Responsável: Carina Gonçalves de Oliveira


Objetivo: dialogar sobre os efeitos das mudanças climáticas e a luta dos povos tradicionais da Bahia por preservação ambiental e agroecologia.