Principal

[EVENTO PRINCIPAL] Oficinas do PIBID: descomplicando a língua portuguesa de 22/04/2021 a 26/11/2021

O evento “Oficinas do PIBID: descomplicando a Língua Portuguesa” desenvolve oficinas de Língua Portuguesa: Gramática, Literatura e redação para o ENEM para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa. As oficinas são conduzidas pelos nove bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa e coordenada pelas professoras Caroline Rezende Caputo da UFSB (coordenadora de área) e Marcilea Freitas Ferraz de Andrade (professora do Colégio e supervisora do PIBID). As oficinas acontecerão de forma online, de março a novembro de 2021, com uma carga horária mensal de 8 horas de atividades síncronas e 2 horas de atividades assíncronas e carga horaria anual de 90 horas. Estas oficinas emergem da importância de relevar práticas pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes do PIBID, pautadas em ações online diversificadas, com utilização de metodologias ativas e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Espera-se que ao longo desses 9 meses de execução das oficinas, os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa obtenham conhecimento sobre a Língua Portuguesa, valorizando o conhecimento para uma formação mais significativa permitindo alcançarem êxitos nas provas do ENEM ao final do ano de 2021.